Fezes entaladas? Saiba o que fazer para sair dessa dureza

Imagem do blog post sobre fezes entaladas

Infelizmente, uma hora ou outra a gente pode se deparar com uma dureza dessas e, por mais que a situação possa parecer cômica, ela atrapalha — e muito! — o nosso bem-estar, interferindo em todas as áreas da nossa vida, não é mesmo? Afinal, trabalhar, se divertir ou realizar qualquer atividade rotineira fica muito mais difícil quando nosso corpo não tá funcionando direitinho.

Aqui no blog da FreeBrands, já trouxemos diferentes conteúdos para te transformar em um expert no assunto. No post da vez, vamos falar sobre o problema das fezes entaladas.

Continue nessa leitura e você poderá saber como identificar esse problema, quais são suas causas, o que fazer para resolvê-lo e quando é preciso a intervenção médica. Vamos lá?

Como saber se estou realmente com fezes entaladas?

O nome científico dado para o problema das fezes entaladas é “fecaloma”, a condição que faz com que parte do cocô endureça na saída do intestino ou no reto.

Com essa porção de fezes endurecidas, é criado um bloqueio, que dá a sensação de que a pessoa está entalada e não consegue evacuar de jeito nenhum.

Os sintomas que uma pessoa com fezes entaladas pode sentir são bem característicos. O melhor é procurar logo a ajuda médica, pois o problema mal solucionado poderá gerar maiores complicações.

Segundo uma publicação no jornal Medical News Today, revisada pela Dra. Alana Biggers, professora de medicina na Universidade de Illinois, os sintomas, entre leves e severos são:

  • Dores na região abdominal;
  • Cólicas;
  • Muita dificuldade para fazer cocô;
  • Cocô em formato de bolinhas;
  • Muita força ao defecar;
  • Sangue ou muco eliminados juntos do cocô;
  • Perda de peso sem explicação;
  • Sensação de estar cheio, que impede o desejo de comer novamente;
  • Dores de cabeça, náuseas e vômitos.
  • Aumento do ritmo cardíaco;
  • Falta de ar ou sensação de hiperventilação;
  • Febre;
  • Irritação e agitação;
  • Sensação de confusão;
  • Incontinência urinária.

O negócio é sério e precisa ser tratado como tal! Uma boa forma de lidar com o problema, é comer bastante frutas e conhecer aquelas que são as melhores para soltar o intestino!

uma pessoa segurando um rolo de papel higiênico

O que pode causar as fezes entaladas?

Todo problema tem uma raiz e com o cocô durinho isso não será diferente. Normalmente, esse problema é bastante comum em pessoas da terceira idade, pois os movimentos intestinais diminuem e fica mais difícil evacuar.

Entretanto, os mais jovens não escapam do problema de intestino desregulado. Neles, as fezes entaladas podem acontecer por conta de fatores como:

  • Falta de exercício físico;
  • Desidratação;
  • Má alimentação;
  • Consumo de alguns remédios;
  • Constipação mal solucionada;
  • Uso excessivo de laxantes;
  • Até doença de chagas.

Por isso, se você está lendo isso sem estar com o cocô entalado agora, talvez seja hora de repensar seus hábitos, viu? Fazer exercícios físicos, beber bastante água e ter uma alimentação balanceada não contribui apenas para deixar o corpo em forma, mas para ter qualidade de vida até mesmo na hora de ir ao banheiro!

O que fazer para amolecer as fezes que não querem sair?

O ideal é repensar os hábitos alimentares e praticar exercícios. Além disso, sentar-se na posição correta para fazer cocô é uma boa maneira de liberar o espaço para a gravidade e o intestino fazerem o trabalho deles, se é que você me entende.

Para te ajudar a superar esse bloqueio e recuperar a alegria de viver com um intestino completamente funcional novamente, aqui vão algumas dicas de quem entende de cocô:

Hidrate-se bem

Agente deve consumir, no mínimo, dois litros de água todos os dias, não é mesmo? Se você está com problemas para evacuar, não pode negligenciar a sua hidratação!

Inclusive, essa quantidade pode ser pouca para você! Aumente o volume para, mais ou menos, 2,7 litros de água e de outros líquidos que você poderá sentir os efeitos no intestino.

Se você não é tão chegado em beber água em grandes volumes, pode encontrar a hidratação que precisa com outros líquidos, como sucos e chás naturais.

Aqui no blog, inclusive, temos um post com uma lista de chás para soltar o intestino que já ajudou muita gente, que tal você dar uma olhada nele também?

Uma boa hidratação vai contribuir para a formação ideal do bolo fecal, sem que ele fique muito duro e difícil de eliminar.

 

uma mulher bebendo de um copo enquanto ouve fones de ouvido

Coma fibras

As fibras trabalham como “vassourinhas” no nosso canal digestivo, varrendo tudo o que está acumulado e levando todo o cocô para onde ele deve ir: a privada. Ou seja, elas são umas das maiores inimigas do cocô entalado!

Por esse motivo, a nossa recomendação para quem está com dificuldades para evacuar é sempre investir em alimentos com fibras na sua dieta.

Os pães e torradas integrais são ótimos exemplos — e dão um café da manhã super nutritivo e saboroso! Além disso, algumas frutas como o abacate e a goiaba podem ser de grande ajuda.

Outra forma de ingerir fibras é por meio de suplementação, que você poderá matar dois coelhos com uma cajadada só: ao mesmo tempo que se hidrata, consumindo líquido, você fornece fibras para seu sistema conseguir eliminar as fezes com mais facilidade.

Contudo, antes de comprar suplementos supostamente milagrosos, consulte um nutricionista!

 

uma pessoa cortando um pão em uma tábua

Aproveite para conferir nossa lista de alimentos para soltar o intestino!

Faça exercícios físicos

Uma boa rotina de exercícios físicos faz bem para o corpo inteiro, inclusive para o movimento intestinal! Ao entrar em movimento, você faz com que todo o seu corpo responda de forma proporcional com sua atividade!

Basicamente, é como injetar um pouco de energia e animação em todo o seu organismo.

Portanto, começar a fazer exercícios pode te ajudar a eliminar melhor as suas fezes. Comece pelos aeróbicos, como a caminhada, a bicicleta e até mesmo a dança.

Caso a atividade física não seja um hábito na sua vida, comece aos poucos e, se possível, faça uma avaliação física e consulte um médico antes de começar.

Por falar nesse assunto, veja nosso conteúdo com os melhores exercícios para prisão de ventre!

Mastigue bem os alimentos

Mastigar bem os alimentos ajuda o intestino a formar o bolo fecal!

Ou seja, você vai facilitar o trabalho do seu organismo e, consequentemente, fazer com que os nutrientes sejam melhor absorvidos e, consequentemente, seu cocô vai ser “preparado” com mais facilidade.

Faça massagens do cocô

Faça uma massagem para estimular os movimentos peristálticos do intestino. Você pode encontrar vários tutoriais de como fazer isso na internet ou, pode adaptar a massagem para soltar o intestino do bebê.

Em certos casos, o resultado é praticamente imediato!

Estabeleça um horário para sentar no trono

Ter um horário para fazer cocô é importante para que o organismo entenda que é hora de fazer o trabalho. Por esse motivo, estabeleça um momento do dia para virar hábito para ir ao banheiro.

Lembre-se de ter um ambiente tranquilo e use um bom aromatizador de banheiro para não ficar com vergonha do cheiro.

Fique na posição ideal para evacuar

Sim, existe uma posição certa para fazer cocô! O melhor para o corpo humano é defecar agachado, pois assim o caminho do reto fica completamente desobstruído e a musculatura relaxada, pronta para eliminar o cocô!

Para recriar a posição de se agachar quando estiver usando o vaso, basta usar um apoio para os pés. Pode ser um banquinho baixo, uma caixa ou o que mais você encontrar em casa que sirva para essa tarefa.

Apenas elevando um pouco os pés você já poderá conseguir sentir muita mais facilidade para evacuar, experimente!

Se quiser entender mais sobre como essa posição funciona e quais são os caminhos para reproduzi-la em casa, faça a leitura do nosso post da posição ideal para fazer cocô!

O que fazer quando as fezes estão duras e não saem?

O tratamento ideal para quando o cocô fica preso é indicado pelo médico coloproctologista. Em alguns casos, é necessário usar laxantes ou supositórios. Em situações extremas, pode ser necessário fazer lavagem intestinal ou a remoção manual das fezes!

Todos esses procedimentos são sérios e devem ser realizados por uma equipe especializada. Então nada de tentar se autodiagnosticar e se tratar sozinho em casa. Tudo bem?

O diagnóstico é bem tranquilo. É provável que o profissional de saúde faça perguntas sobre suas idas ao banheiro e te examine tocando na barriga e no abdômen a procura de regiões duras ou anormais, que ajudem a identificar onde o cocô ressecado está exatamente.

Depois disso, o tratamento ideal para seu caso poderá ser receitado.

Não precisa temer a ida ao médico, viu? Continue firme — e esperamos que as coisas amoleçam por aí — e siga as nossas dicas. Se precisar, não hesite em procurar um hospital.

Por falar nisso, confira o que a cor do cocô diz sobre a sua saúde e saiba o que mais perguntar para o profissional da saúde!

COMPARTILHE:

4 comentários em “Fezes entaladas? Saiba o que fazer para sair dessa dureza”

  1. A dica do apoio para os pés foi excelente!!
    Não sabia mais o q fazer, não tinha como ir ao médico no momento é o apoio resolveu a questão.
    Agradeço pela informação.

    Responder

Deixe um comentário

Assista ao vídeo

uma mulher segurando um lençol branco com as palavras freebands, seguindo seu ritmo
Botão para subir página

Cadastre seu e-mail
e fique por dentro
das novidades

Cadastre seu e-mail
e fique por dentro
das novidades