Relaxante muscular natural – 12 dicas para o dia a dia

12 dicas de relaxante muscular natural

O relaxante muscular natural é o que você precisa para reduzir o estresse. Quer acalmar os nervos? Continue lendo esse conteúdo e conheça 12 plantas, ervas e especiarias com propriedades calmantes para inserir na alimentação ou em banhos. Boa leitura!

1. Alfazema

A alfazema é uma das diversas espécies de lavanda, a diferença é que esta variação possui o cheiro de cânfora mais forte que as demais. Por conta dessa propriedade, a alfazema é considerada uma planta espiritual que reestabelece o equilíbrio das energias corporais, promove segurança e purifica ambientes. Consequentemente, leva à harmonia e paz.

2. Alecrim

O alecrim é anti-inflamatório e antiespasmódico, ambas propriedades auxiliam no relaxamento muscular. Com essa planta, indicamos fazer infusão em chás, umedecer uma toalha e sobrepor sobre o músculo tenso. Além disso, você encontra a propriedade em cristais de banho com camomila, sálvia e espécies de lavanda.

3. Arnica

A arnica (Arnica montana) é um poderoso anti-inflamatório que reduz as dores musculares, sendo uma das plantas com maior composição em helenalina. Esse relaxante muscular natural é desenvolvido em óleos e usado em massagens localizadas – 1, 2 ou até 4 vezes ao dia. Aliás, coloque no banho in natura para estimular a produção de citocina e prostaglandinas.

4. Camomila

A camomila é uma planta medicinal, alimentar e cosmética usada desde os gregos e antigos egípcios, e nasce naturalmente em jardins públicos da Europa. O aroma é aproveitado na aromaterapia, no chá para boa digestão e regulação do metabolismo e in natura para banhos. Todas as formas de contato promovem a ação relaxante no corpo.

Isso se deve ao fato dos fitoquímicos presentes em sua composição. A título de curiosidade o chá de camomila foi descoberto por acidente por uma camponesa de Cicinete (EUA), que começou a comercializar em sua fazenda e se propagou por todos os lugares. Atualmente é usado para relaxar, equilibrar as energias e reduzir o estresse, consequentemente, é um relaxante muscular.

5. Cereja

A cereja é uma fruta que combate a insônia, e o suco dela é ainda mais poderoso. O suco de cereja é um calmante natural devido aos fitoquímicos presentes em sua composição, o principal é a melatonina (a famosa reguladora do sono). Esse químico auxilia no relaxamento muscular, combate a insônia e reduz o estresse, além de deixar o astral lá em cima.

6. Cúrcuma

A cúrcuma marca presença na culinária indiana. É uma especiaria picante que tem o sabor terroso e conta com propriedades relaxantes, graças a quantidade de curcumina presente em sua composição. Essa composição é antioxidante, já que relaxa as fibras musculares e dilata os vasos sanguíneos.

7. Hortelã-pimenta

O óleo de hortelã e pimenta é um complexo de relaxantes musculares e analgésicos, sendo aplicado na região da dor através de massagens. Ele ajuda a controlar espasmos, tremedeiras e cãibras localizadas. É uma erva aromática e medicinal, consumida como bactericida, expectorante, antisséptico, descongestionante e anti-inflamatório.

8. Lavanda

No geral, a lavanda é uma planta que tem a capacidade de reduzir a pressão arterial, melhorar a função cardíaca e acalmar corpo e mente – e como dito anteriormente a alfazema é a mais forte de todas.

Isso acontece graças ao linalol, um sedativo natural que age no GABA (neurotransmissor responsável por induzir a sensação de calma). Nesse caso, coloque a lavanda in natural no banho para ansiedade e sinta a diferença.

9. Magnésio

O magnésio é uma composição vital para a saúde dos músculos e nervos, tanto que a falta desse composto no corpo provoca dores musculares, tensão nas fibras e capacidade de recuperação. Este relaxante muscular é adquirido pela alimentação através do arroz integral, legumes, bananas, amêndoas e suplementos.

10. Maracujá

O maracujá é a fruta mais conhecida como calmante natura, sendo auxiliadora no combate da insônia, irritabilidade, ansiedade e estresse. Isso se deve ao fato da fruta ser composta de alcaloides e flavonoides que agem no sistema nervoso central como analgésicos e calmantes. Faça um suco para tomar enquanto descansa num banho relaxante.

11. Pimenta Caiena

A pimenta caiena é um relaxante muscular para incluir na dieta, assim como o magnésio. Os compostos fitoterápicos são essenciais para pessoas com reumatismo e artrite, o principal entre eles é a capsaicina. É uma propriedade farmacológica que age como analgésico, termogênico e mucolítico. Utilize essa especiaria para temperar saladas, sopas e carnes e reduza o estresse durante o dia.

12. Sal Epsom

O sal Epsom é um mineral sólido que é colocado junto com os sais de banho relaxantes. Ele tem propriedades anti-inflamatórias, relaxantes e analgésicas que, ao entrar em contato com a água quente, entram na pele e atingem os músculos. Coloque 1 ou 2 xícaras na água da banheira e deixe agir por 10 minutos, em seguida entre e relaxe.

Gostou das inspirações de relaxante muscular natural? Eles vão ajudar a promover seu bem estar em diferentes momentos do dia. Portanto, faça um compilado de cuidados: alimente-se, tome sucos e chás e descanse em banhos.

Acompanhe o blog da Free Brands e fique sempre bem informada sobre esses pequenos cuidados. Continue com a gente, leia também:

Para que serve a lavanda

Aromatizador de banheiro: 8 essências para o mau cheiro

Músicas para animar o dia

Até o próximo post!

COMPARTILHE:

Assista ao vídeo

Cadastre seu e-mail
e fique por dentro
das novidades

Cadastre seu e-mail
e fique por dentro
das novidades