Picada de mosquito borrachudo: como parar de coçar?

Tudo sobre picadas de mosquito borrachudo

O incômodo causado por uma picada de mosquito borrachudo pode ser intenso e duradouro. Os sintomas iniciais são irritações, coceiras e inchaço no local da picada, mas, a depender da sensibilidade da pele, as consequências podem ser mais graves.

Além dos sintomas desagradáveis que a picada desse mosquito pode trazer, ainda há o risco de transmissão da oncocercose e da febre oropouche: doenças que causam febre alta, lesões na pele e dores em todo o corpo.

Quando avançam para casos mais graves, essas doenças também podem provocar meningite e até mesmo cegueira.

Sabemos que é difícil, mas o melhor a se fazer é não coçar as picadas para conter a proliferação de bactérias na região. Veja as dicas para isso!

Como parar de coçar a picada de borrachudo?

Para conseguir resistir à tentação de coçar a picada de borrachudo, recomendamos a lavagem da região afetada pelo mosquito com água e sabão.

Após a limpeza, é necessário secar a pele e mantê-la hidratada com cremes e pomadas específicas para o ocorrido.

Também é possível conter o desejo de coçar a região com pomadas pós-picada, como a Free Bite.

Free Bite

Além de eliminar a coceira da região, essas pomadas também promovem alívio e sensação de frescor na pele com o adicional de deixar a região com um aroma suave e agradável.

É de suma importância evitar a coceira na região, uma vez que a unha irá espalhar bactérias pela ferida e a seu redor, o que fará com que o processo de recuperação seja prejudicada e que as possibilidades de uma inflamação ou até mesmo infecção aumentem,

Espremer a região da tentativa de remover as bactérias na região picada também é uma atividade repreendida por dermatologistas, uma vez que a pele corre o risco de ser lesionada, o que novamente retarda seu processo de recuperação.

Resumindo, esse é o checklist de medidas que você pode tomar para não coçar a picada feita pelo borrachudo (com algumas dicas a mais direcionadas para picadas de mosquito no geral):

  • Fazer a limpeza da região com água e sabão neutro;
  • Passar pomadas para picada de inseto;
  • Aplicar uma gota de mel no machucado – ele tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias;
  • Fazer uma compressa fria por 5 a 10 minutos – o gelo entorpece a área afetada, o que ajuda a reduzir a coceira e acalma a pele;
  • Passar gel de aloe vera – a planta é anti-inflamatória;
  • Espalhe óleos essenciais diluídos em água para alívios temporários – alecrim, lavanda, neem e cedro funcionam bem.

Leia também: Saiba o que fazer com picadas de pernilongo em bebê

O que fazer para evitar picada de mosquito borrachudo?

Para evitar as picadas de mosquito borrachudo é necessário proteger a pele com repelentes de inseto eficazes. Os repelentes entopem os poros das antenas dos mosquitos fazendo com que eles se afastem da pele.

Para garantir resultados eficazes, é necessário aplicar em toda a região do corpo que ficará exposta ao ar livre, além disso, é necessário reaplicar o produto a cada 4 horas para garantir sua eficácia contra os insetos.

Ademais, é necessário se precaver antes de viagens em espaços rurais, onde os mosquitos borrachudos e outros insetos similares têm predominância.

Caso você vá passar uma temporada nessas regiões, o uso de inseticidas e repelentes ultrassônicos pode ser útil dentro dos espaços em que você estiver.

Mulher na praia passando repelente nas pernas

Leia também: O que levar para uma trilha? Veja itens indispensáveis!

Perguntas frequentes

Separamos abaixo algumas das perguntas mais frequentes trazidas por pessoas que sofreram picadas de borrachudo. Confira e veja tudo o que você precisa saber caso este incidente ocorra com você ou pessoas próximas.

Quanto tempo dura a picada de um borrachudo?

A picada de um borrachudo junto a todos os seus sintomas tendem a durar entre dois a três dias, em casos leves.

No entanto, tudo depende do tempo de cicatrização que a pele de cada leva para se recuperar, o que faz com que esse tempo possa aumentar ou diminuir.

O tratamento da região atingida com produtos pós-picada também auxilia a reduzir o tempo de duração dos efeitos da picada do borrachudo, fazendo que os danos na pele sejam reduzidos.

Mosquito em pele humana

Como fica uma picada de borrachudo?

Minutos após a picada, a pele ficará com um pequeno ponto vermelho na região afetada, além de inchaço ao redor. Em seguida, será possível sentir dor, irritação e coceira no local.

Geralmente, o momento exato da picada é indolor, o que faz com que o mosquito atue sorrateiramente sem ser percebido.

Porque borrachudo coça tanto?

A picada dos mosquitos borrachudos coça devido a sua saliva – que entra em contato com a camada superficial da pele, provocando a coceira.

Nessa saliva, há anticoagulantes, antiplaquetário e vasodilatadores que auxiliam o mosquito a sugar o sangue da vítima, mas essas substâncias provocam reações alérgicas nas pessoas, que ficam com um desejo quase irresistível de coçar a região.

O que você achou de todas essas informações? Esperamos que elas tenham sido úteis caso você ou alguém próximo tenha sido picado por um mosquito borrachudo.

Aproveite sua leitura para conferir nosso post com 12 itens que não podem faltar na sua bolsa! Com eles, você sempre sairá de casa preparado(a) para tudo.

Agradecemos por ter lido até aqui e esperamos você em nossos próximos conteúdos aqui do blog com dicas de saúde e bem-estar.

Até a próxima!

Deixe um comentário