A picada de aranha sempre é um motivo de atenção para todas as pessoas. Afinal, mesmo que não sejam venenosas, elas podem causar coceira ou inchaços. Caso sejam perigosas para a saúde humana, alguns casos podem causar vômito, diarreia e, em casos raros, a morte!
É fundamental manter a calma na hora que isso acontecer e seguir as nossas dicas. Além disso, identificar o animal que te mordeu pode ser importante na hora de saber se a aranha era venenosa ou não. Daqui a pouco falaremos melhor sobre as principais espécies encontradas aqui no Brasil e como identificá-las.
Se você chegou até aqui, é porque a picada de aranha é um motivo de preocupação no momento, certo? Veja como lidar com uma mordida desse animal da melhor forma possível. Vamos lá!
Ah, no final do conteúdo tem a foto de uma aranha, então já fica aqui o alerta de gatilho. ?
Como saber se fui picado por uma aranha? Conheça os sintomas!
A principal maneira de saber se foi picado por uma aranha é analisar os sintomas. Afinal, na grande parte das vezes, a dor só é percebida algumas horas depois do contato com o animal. Ou seja, talvez você nem chegue a encontrar com o seu algoz de oito patas. Veja são os principais deles:
- Pequeno inchaço no local da picada;
- Vermelhidão na região;
- Pequena ferida;
- Dor, coceira ou desconforto na picada.
Além dos sintomas que você acabou de ver, cada animal causará consequências específicas. Vamos falar das principais espécies e os sinais das suas picadas daqui a pouco. Então, não saia daí, okay?
Tomar uma picada de inseto nunca é legal. Contudo, saber como lidar com os primeiros sinais pode reduzir o desconforto. Por esse motivo, veja o que fazer com picada de borrachudo!
O que fazer no caso de picada de aranha?
O primeiro passo em caso de picada de aranha é manter a calma. A ansiedade e agitação podem piorar a situação e prejudicar sua capacidade de tomada de decisões. Além disso, deve-se lavar o local, elevar o membro e não fazer torniquete ou sugar o veneno.
Veja mais sobre o que fazer caso o acidente aconteça! As recomendações daqui foram adaptadas do guia de acidentes com aranhas do Ministério da Saúde.
Lave o local com água e sabão
O primeiro passo é a higienização. Assim como todo ferimento, a picada deve ser higienizada com água corrente e sabão neutro. Isso vai ajudar a retirar o veneno em excesso, bem como prevenir o contato com bactérias. Ou seja, reduz o risco de infecções.
Eleve o membro picado
Elevar o membro picado pode contribuir para que o veneno não se espalhe tão depressa. Por esse motivo, tente erguer o braço ou a perna acima da linha do coração, para reduzir a pressão sanguínea naquele ponto.
Não amarre ou aperte o local
Apesar do senso comum – e do que é ensinado nos filmes de Hollywood – não se deve fazer um torniquete no local da picada. Ou seja, não amarre ou aperte o local que foi picado, porque isso pode piorar o quadro do acidente.
Não sugue o veneno
Desmentindo mais uma fake news dos cinemas, não se deve sugar o local da picada ou o veneno. Os motivos para isso são vários. Por exemplo, a boca tem bactérias que podem infeccionar o ferimento, diversas doenças são transmitidas pelo contato de mucosas etc.
Faça compressas frias
Para aliviar as dores e o inchaço, faça compressas frias com um pano molhado ou água corrente fria. Porém, não coloque gelo em contato direto com a pele. Essa atitude também é muito boa para picada de marimbondo!
No próximo tópico, falaremos sobre as picadas de aranhas venenosas. Contudo, caso haja essa suspeita, tente capturar o animal ou tirar uma foto nítida dele e vá ao hospital imediatamente.
Como identificar o tipo de picada de aranha?
Cada picada de aranha tem suas características. Por esse motivo, é importante conhecer mais sobre cada uma delas e saber diferenciar as mais comuns aqui no Brasil. Vamos lá?
Picada de aranha marrom
A aranha marrom é mais comum nas regiões do Sul e do Sudeste do Brasil. Ela pode atingir os 3 cm de comprimento e seu corpo é marrom acinzentado. Apesar do tamanho, a picada pode ser preocupante.
Onde se encontram
Esses aracnídeos têm hábitos noturnos. Porém, durante o dia, elas ficam em caixas, raízes, atrás de móveis, em sapatos etc. Isto é, lugares escuros. Por esse motivo, tenha atenção redobrada, principalmente na hora de viajar com a família.
Sintomas específicos
A picada da aranha marrom não é sentida na hora, como mostra um protocolo clínico da USP. A dor pode surgir em até 24 horas e vai aumentando com o tempo. Assim, são comuns, vermelhidão, bolhas e inchaço na região. Além disso, pode acontecer febre, mal-estar e vômito.
Cuidados especiais
Uma casquinha pode surgir e cair naturalmente após duas ou três semanas. A ferida deve ser tratada sob a supervisão de um profissional de saúde. Além disso, mantenha a região seca e evite atividades físicas.
Picada de aranha armadeira
A aranha armadeira é uma aranha grande, que pode atingir até 15 cm com suas pernas. Ela é marrom ou amarelada e sua principal característica é “armar” as patas da frente. Em caso de ataques, elas podem saltar até 40 cm! Ela é bem agressiva e fica na posição ereta antes de atacar, como mostra a Secretaria de Saúde do Paraná.
Onde se encontram
A aranha armadeira é comum em todo o Brasil e no restante da América do Sul. Ela acontece com mais frequência entre os meses de março e abril. Ela gosta de ficar em locais úmidos e escuros, assim como o interior de sapatos, cortinas e móveis. Por isso, redobre a atenção na hora de se preparar para uma trilha.
Sintomas específicos
Logo após a picada surge uma dor intensa. Além disso, as marcas, o inchaço e a vermelhidão são bem comuns. Em certos casos, os batimentos cardíacos podem aumentar e pode acontecer sudorese, vômitos e alguns tipos de diarreia.
Cuidados especiais
O tratamento para a picada de aranha armadeira é a injeção de anestésicos para aliviar a dor. Espera-se que ela desapareça até 3 horas depois do acidente. Somente em casos de sintomas graves será necessário fazer o tratamento com o soro para o veneno.
Picada de aranha doméstica: caranguejeira
Por incrível que pareça, esse é o caso de uma picada de aranha não venenosa. Ela também é conhecida como tarântula e é considerada o maior aracnídeo do mundo, podendo chegar aos 26 cm de comprimento, contando com as patas.
Onde se encontram
Elas são encontradas em regiões áridas, tropicais e subtropicais. Por exemplo, na Ásia, África e Américas. No Brasil ela fica em lugares embaixo de pedras ou junto ao tronco de árvores.
Sintomas específicos
Sua picada pode causar dores de cabeça, mas não na forma literal. Ela gera irritações e incômodos no local. Por esse motivo, é importante evitar e deixá-las quietas em seu habitat, não é mesmo?
Por falar nisso, é muito importante cuidar do bem-estar da nossa família, não é mesmo? Principalmente dos membros menores. Então, aproveite para descobrir o que fazer quando o bebê é picado por pernilongo!
Cuidados especiais
Os cuidados com a picada de uma aranha-caranguejeira são básicos: tratar a picada para não infeccionar e monitorar, com um profissional de saúde, o seu processo de cura e cicatrização.
Picada de aranha pequena: aranha-de-jardim
A aranha-de-jardim também é conhecida como aranha-de-grama. Elas são pequenas, podendo chegar até seis centímetros. Esses aracnídeos se alimentam de insetos. Sua picada, apesar de não ser nociva aos humanos, causa inchaço e dores. Os quais podem ser amenizados com um gel suavizante para picada de insetos!
Onde se encontram
Esse tipo de aranha é muito encontrado em gramas e jardins, daí vem o seu nome. Elas são comuns no Brasil todo e podem incomodar devido à grande incidência.
Sintomas específicos
Sua picada é bem dolorosa e pode causar inchaço no local. Por esse motivo, os sintomas são bem parecidos aos gerais e de aracnídeos que não oferecem risco à saúde humana.
Cuidados especiais
Os cuidados especiais para a picada de aranha de jardim são: manter o ferimento limpo e tomar cuidado para não infeccionar. Caso haja qualquer mudança, deve-se consultar um médico imediatamente.
Manter a calma após uma picada de aranha é muito importante. Contudo, lembre-se que apenas um especialista na saúde ou biologia consegue identificar exatamente qual é a espécie de aranha que gerou o acidente.
Por esse motivo, tire uma foto ou leve o animal com vida para o hospital, para receber as orientações corretas.
Conferir os calçados ou não colocar a mão em buracos é uma boa forma de evitar acidentes com aranhas. Essas são atitudes que vão prevenir de sérios desconfortos em um futuro próximo. Por falar nisso, veja as nossas 5 dicas para criar hábitos saudáveis!