O que levar para praia? 8 itens para lembrar + dicas!

menina na praia segurando bolsa

Está pensando em viajar ou sair para curtir as férias em um lugar paradisíaco com o pé na areia e a brisa da maresia para refrescar? Então você precisa saber o que levar para a praia! Itens como roupas, comidas e repelentes não podem ser esquecidos, afinal, para aproveitar bem esse momento, é importante estar preparado.

Esse tipo de ambiente pede alguns objetos que são diferentes de qualquer outro destino e interferem, diretamente, na sua saúde e conforto. Pensando nisso, separamos um checklist de viagem para te ajudar a fazer a mala e não esquecer de nada, seja para períodos longos ou bate e volta. Continue a leitura e confira!

Como arrumar a mala para 3 a 7 dias na praia?

Antes de arrumar a mala para estadias longas, é importante levar em consideração alguns pontos diferentes das viagens mais rápidas. O primeiro deles é o planejamento. É importante verificar aspectos como o lugar para ficar, meio de transporte, os tipos de passeios, orçamentos e mais. Além disso, é preciso verificar a previsão do tempo para conseguir separar os itens certos e evitar imprevistos.

Dito isso, confira o que levar para a praia se você for ficar de 3 a 7 dias por lá.

1. Roupas leves

As roupas leves são as melhores opções para usar em dias quentes, principalmente em áreas litorâneas. Invista em peças feitas em algodão e viscose: ambos são fibras de tecidos que refrescam e não incomodam o corpo.

Opte por usá-las nos passeios na orla da praia, ir aos restaurantes nas avenidas próximas e curtir pontos turísticos nos arredores. Nesse caso, invista em shorts, bermudas, regatas, saias e vestidos fluidos. Além disso, as cangas e saídas de praia são ótimas para caminhar nas areias. Assim, você renova o bronzeado e aproveita a viagem bem estilosa.

No entanto, vale incluir também uma troca de roupa mais quentinha para caso a temperatura abaixe durante a noite.

2. Acessórios de proteção

Os acessórios de praia são os artigos que protegem da insolação. Pegar um bronze e curtir o calor do verão é divertido, mas ficar exposto a raios solares durante horas é prejudicial à saúde da pele, cabelo e olhos.

Proteja-se com bonés e viseiras. As melhores opções são os chapéus grandes de palha (assim protege o rosto por completo e o colo). Invista também em óculos de sol com lentes maiores, dessa forma, os olhos não ficam cansados.

meninas na praia

3. Kit de higiene pessoal

Os kits de higiene são fundamentais para garantir uma boa experiência na praia. Tanto como lenços umedecidos, desodorizadores, balms, quanto itens pessoais, como escova de dentes, de cabelo, fio e pasta dental, sabonetes, shampoos e condicionadores, entre outros.

Os lenços umedecidos são itens muito úteis em qualquer situação — não só na praia. Eles servem para limpar as mãos antes e após as refeições e ainda desinfectá-las de bactérias e vírus, no caso das versões com álcool 70.

Já os desodorizadores são excelentes para evitar o odor forte ao usar os banheiros comunitários, que muitas vezes encontram-se em situações não tão boas. Dessa forma, você faz as necessidades sem se preocupar com o mau cheiro.

4. Calçados apropriados

Os calçados para usar em praias se resumem a chinelos, rasteiras e sandálias minimalistas. Eles são ótimos para caminhar na areia e nos calçadões, que absorvem o calor dos raios solares e ficam quentíssimos.

No caso de atividades físicas na orla, como corrida e caminhada, é melhor usar um tênis. Portanto, não deixe de incluir pelo menos um par na sua mala.

mulher correndo na praia

Veja também: 5 motivos para viajar com os amigos + ideias de destinos

O que levar para um bate e volta na praia?

Os bate e volta são viagens muito mais tranquilas, já que não precisam de um planejamento tão detalhado como uma longa estadia. No entanto, mesmo para esses casos, é preciso estar preparado para conseguir aproveitar o máximo do momento de descanso.

Veja os principais itens para não esquecer de levar no seu dia na praia — ah, vale lembrar que eles também fazem parte da lista para aqueles que vão ficar por mais tempo, ok? Portanto, se esse for seu caso, lembre de incluir os objetos abaixo na sua mala!

1. Protetor solar

Você sabia que somos mais propensos a desenvolver queimaduras solares na praia? Isso acontece porque a areia contém partículas que refletem os raios ultravioletas! Dessa forma, aqueles que chegam por cima acabam sendo refletidos por baixo, duplicando os efeitos nocivos do sol.

mulher sentada na areia da praia passando protetor solar na perna

Por isso, evidentemente, o protetor solar não pode ficar de fora da mala de viagem aos trópicos. Ele é fundamental para minimizar os impactos dos raios UVA e UVB que desidratam, mancham e estimulam a formação de radicais livres na pele. Tudo isso acaba com o colágeno e, consequentemente, estimula o envelhecimento precoce da derme.

Lembre sempre de escolher produtos com fator de proteção superior a 50 FPS e reaplicar no prazo determinado pelo fabricante.

2. Repelente de insetos e gel pós-picada

Os insetos amam ambientes tropicais, úmidos e quentes, então o litoral é perfeito para eles aparecerem. Na praia há pernilongos, borrachudos, moscas e outros bichos que causam um desconforto enorme ao picar. E ninguém quer ter uma reação alérgica e coceira atrapalhando seu momento de descanso, não é mesmo?

Em todos esses casos, o repelente consegue espantar os visitantes indesejados. Isso acontece porque eles são desenvolvidos com uma fórmula química específica e fragrâncias desagradáveis para os bichos. Em termos técnicos, esses produtos são feitos com DEET e icaridina, substâncias que conseguem distorcer os sentidos dos insetos.

Dessa forma, opte pelos repelentes com limão, lavanda, menta, citronela e cravos. Mas, caso a picada já tenha ocorrido, utilize um gel pós-picada para aliviar o incômodo. Esse é um item essencial para a mala e mochila. Falando nisso, que tal descobrir o que levar na bolsa do dia a dia?

3. Cadeiras e toalhas de praia

É fato que sentar na areia é uma delícia, e essa experiência fica melhor quando você deita em cima de uma toalha ou senta em cadeiras de praia.

Ter esse cuidado, principalmente nos horários de pico em que a areia fica quente demais, garante mais conforto para o momento de descanso. Por isso, lembre-se de incluir esses itens na lista para não esquecer de levar na viagem.

Além disso, há pessoas que não conseguem levantar e sentar na areia com tanta facilidade, no caso de idosos, por exemplo. Portanto, tenha sempre uma cadeira de praia quando for aproveitar o lazer em família.

casal sentado na cadeira de praia na areia

4. Bebidas e produtos para hidratação

A maioria das praias conta com uma infraestrutura pronta para receber turistas. Oferecem quiosques e barracas que vendem frutas, água, sucos, cervejas, lanches naturais, água de coco e bebidas.

No entanto, os preços — e até mesmo a qualidade — podem ser desfavoráveis em alguns casos. Por isso, considere levar um cooler com bebidas! O sódio presente na água do mar desidrata o corpo e você precisa repor os líquidos, ainda mais nos dias de muito calor.

Você também pode se interessar por: Férias sem saia justa!

Dicas para aproveitar o dia na praia

Esses itens auxiliam — e muito! — a ter um dia mais tranquilo na praia. No entanto, ainda existem outras dicas que podem deixar esse momento ainda mais relaxante. Confira algumas delas.

1. Veja a previsão do tempo

Ir para a praia no frio e na chuva não tem graça. Por isso, sempre antes de planejar uma viagem, veja a previsão do tempo. Busque por plataformas oficiais para garantir maior veracidade de informações.

Se no dia que você deixou para ir à praia estiver com uma alta probabilidade de chuva, opte por fazer passeios em locais fechados e visitar museus, por exemplo. Caso seja algo adiável, opte por uma semana que tenha previsão de sol na maioria dos períodos.

Não leve bagagem extra

É bastante comum encontrar pessoas que levam muita bagagem extra — para uma emergência ou com a desculpa de “vai que vou precisar”. No entanto, essa prática só atrapalha a viagem e não é recomendada. Isso porque além de ocupar muito espaço, o transporte fica mais difícil e complicado.

A importância de um planejamento está, inclusive, atrelado a isso. Portanto, tenha todos os passeios organizados, veja a previsão e se prepare justamente para isso, sem mais ou menos.

Esses são os itens e dicas que todas as pessoas precisam levar à praia. No caso das mamães e papais, a lista aumenta um pouco. Precisam arrumar a bolsa específica para as crianças com diversas trocas de roupas, brinquedos, kits de higiene específicos (com trocadores e fraldas) e boias.

E se você tiver um perfil ainda mais aventureiro, que tal conferir o que levar para uma trilha? Estamos te esperando em um post cheio de dicas sobre o tema.

Nos vemos na próxima!

COMPARTILHE:

Assista ao vídeo

Cadastre seu e-mail
e fique por dentro
das novidades

Cadastre seu e-mail
e fique por dentro
das novidades