O que causa mau hálito? Conheça 11 origens possíveis

Imagem do blog post sobre mau hálito

Está com mau halito e não sabe o que pode estar causando o odor? O mau cheiro em nossa boca pode acontecer por diversos motivos diferentes, envolvendo fatores de higienização e saúde bocal.

Para você entender e descobrir o que causa mau halito, continue rolando a página e veja os 11 motivos mais comuns.

1. Saburra bucal

A língua esbranquiçada, também conhecida como saburra lingual, está ligada a pouca salivação e ao acúmulo de bactérias no interior da boca.

Ela pode ocorrer devido ao uso de medicamentos antibióticos, abuso de bebidas alcoólicas, cigarro e outros produtos de tabaco e uma má higienização bucal — essa última pode ser resolvida com a ajuda de um Spray Bucal, próprio para remover os maus odores.

Vale ressaltar a importância da higienização correta da língua. Uma língua suja, é a causadora principal do mau halito. Pense nisso!

2. Diabete

A diabete é outro fator que pode, sim, causar mau halito. Isso por que, a falta de glicose para as células, faz com que seu organismo comece a produzir corpos cetônicos para gerar energia para o corpo. Contudo, esses corpos diminuem o PH do sangue e ocasionam no mau halito.

A doença pode causar um mau halito com odor muito parecido a uma maçã podre, que pode passar despercebido por quem sofra com ela.

3. Cáries

Dentes com cáries são responsáveis por aumentar a proliferação de bactérias na boca, e isso acontece de maneira mais rápida. Essa proliferação faz com que o microorganismo libere um cheiro desagradável, causando assim o mau halito.

4. Acúmulo de alimentos entre os dentes

Esse é mais um dos casos que a má higienização bucal pode ser uma causadora do mau halito.

Alimentos acumulados nas cavidades dos dentes são mais um dos proliferadores de bactérias. Eles estão muito ligados com as cáries, afinal podem ser um dos principais causadores delas.

uma mulher escovando os dentes e olhando seu reflexo no espelho

Veja mais: Saiba como aderir ao autocuidado!

5. Gengivite e outras doenças gengivais

A gengivite é uma inflamação na região bucal da gengiva, e pode destruir o tecido que sustenta o dente. Ela é causada pelo acúmulo de tártaro presente entre os dentes e gengivas.

Doenças como: gengivite, periodontite e pericoronarite podem agravar o mau halito.

6. Mau halito matinal

O mau halito matinal ocorre pela falta de produção de saliva durante a noite, quando estamos dormindo. A saliva é muito importante para evitar o mau halito. Ela ajuda a digerir melhor os alimentos e manter o boca limpa.

Quando não produzida, é a falta dela que deixa um mau halito durante a manhã — mesmo você escovando os seus dentes antes de dormir. Fora isso, quando ficamos muito tempo sem se alimentar, nosso organismo passa a produzir corpos cetônico também – um dos grandes causadores da halitose.

7. Alimentos

Outro fator que pode causar o mau halito são alguns alimentos com cheiro muito forte, e que impregnam na boca. Esses alimentos podem causar o famoso “bafo” somente pelo fato de mastigá-los. Tenha cuidado com:

  • Alhos;
  • Cebola;
  • Atum e sardinha;
  • Lacticínio;
  • Café.

uma cesta cheia de cebolas e alhos em cima de uma mesa

Alguns desses alimentos são mais perceptíveis do que os outros. No entanto, para todos é recomendada a escovação dentária após o consumo. Devemos ressaltar que: higienização é um importante fator para uma melhor qualidade de vida — principalmente quando falamos de nossa boca, que carrega um dos nossos bens mais preciosos, o sorriso.

uma pessoa está servindo uma xícara de café

8. Infeção na garganta

Outro fator que pode causar o mau halito é a infecção na garganta. Isso por que, quando infeccionada, muitas bactérias se espalham pelo interior da boca. Essa proliferação, muitas vezes, não é possível ser contida e acaba causando um mau halito.

9. Condições médicas

Outro fator que pode ser causador do mau halito são certas condições médicas!

Problemas como: infecções respiratórias ou inflamações nasais, nos pulmões ou na própria boca, podem agravar o mau hálito – principalmente quando houver secreções liberadas pelo nariz!

10. Boca seca

Também conhecido como xerostomia, o problema de boca seca é causado pela baixa produção de salivas. Ele pode ser causado graças ao estresse e ansiedade do dia a dia, mas também por doenças como anemia, lúpus e esclerose.

Quando muito grave, um dos principais resultados é o mau halito!

11. Refluxo gastresofágico

O mau hálito raramente é causado por problemas no estômago, mas o refluxo gastresofágico é uma das exceções para o caso. O mau halito é causado pelo ácido que vem do estômago e causa uma sensação de ardência para a garganta.

Esse refluxo, além de causar o mau hálito, pode também prejudicar a saúde dos dentes devido à alta quantidade de PH ácido.

Conseguiu encontrar o que pode estar causando mau halito em sua boca? São bastantes os motivos e cada caso é um caso. Inclusive, um problema de mau hálito pode ocorrer por vários dos fatores que citamos acima – sim, tudo junto!

Se você gostou desse nosso conteúdo, continue acompanhando nosso blog e saiba como cuidar de sua saúde bocal da melhor forma, aqui com a FreeBrands!

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

Assista ao vídeo

uma mulher segurando um lençol branco com as palavras freebands, seguindo seu ritmo
Botão para subir página

Cadastre seu e-mail
e fique por dentro
das novidades

Cadastre seu e-mail
e fique por dentro
das novidades