O poder do sorriso – 6 razões para sorrir todos os dias

uma mulher com maquiagem azul brilhante sorrindo

Muito provavelmente você já ouviu falar que o riso é o melhor remédio, não é? Essa fala vale para o sorriso também! E você sabia que ela é muito mais do que um mero clichê que as pessoas mais otimistas compartilham?

Um sorriso verdadeiro e aberto é capaz de trazer diversos benefícios à nossa saúde, contagiar as pessoas ao seu redor e ainda deixar seu dia muito melhor.

Pensando que o sorriso é tão benéfico a todos nós, você já parou para analisar qual foi a última vez que você sorriu de maneira genuína? No estresse e correria da rotina, podemos acabar deixando esse hábito passar batido.

Por isso, neste post, trouxemos as melhores razões pelas quais você deveria sorrir todos os dias. Temos certeza que esses motivos te incentivarão a fazer isso com mais frequência!

1. O sorriso traz sensação de prazer e bem-estar

Quando você abre um sorriso ou dá uma gargalhada intensa, na hora já sente uma sensação de bem-estar muito prazerosa, não é mesmo?

Isso acontece por conta de neurotransmissores produzidos pelo nosso próprio corpo, como endorfinas, analgésicos naturais e o hormônio da serotonina. Essas substâncias ajudam você a se sentir melhor, aliviando dores psicológicas e até mesmo físicas.

É como se o sorriso fosse um remédio natural produzido pelo próprio corpo! Portanto, faz muito bem à saúde.

2. Sorrir ajuda a aliviar o estresse e relaxar

O estresse é uma consequência de quando estamos sobrecarregados e perdemos o controle das coisas. Acontece no trabalho, nas tarefas de casa e até mesmo nas relações que levamos com as pessoas ao nosso redor.

Para aliviar essas incômodas sensações e conseguir relaxar o corpo e a mente, um sorriso pode ser a melhor solução. Procure fazer atividades divertidas e que te deixe melhor – seja sozinho ou acompanhado, um sorriso e uma gargalhada logo te deixarão bem melhor.

Pense que, por via de regra, ninguém consegue ficar bravo por muito tempo se estiver sorrindo. Logo, esse ato também é uma ótima forma de reduzir o mau humor que costuma acompanhar discussões, por exemplo.

Leia também: Banho para ansiedade – saiba o que é e quais plantas usar

3. Um sorriso pode melhorar seu humor rapidamente

Sabemos que nem sempre abrir um sorriso pode ser uma tarefa fácil. Há dias em que estamos um pouco para baixo ou mesmo irritados diante de situações específicas.

No entanto, permanecer nesse estado não é uma boa solução: esses sentimentos não fazem bem e só cultivam ainda mais negatividades.

A boa notícia é que você pode reverter essa situação com um sorriso! Para isso, recorra a lembranças e momentos especiais, felizes ou engraçados que já vivenciou.

Navegar pelas redes sociais, ver um filme de comédia ou escutar um show de stand-up também são ótimos truques para rir e espantar o mau humor em momentos difíceis.

4. Sorrir contagia as pessoas ao seu redor

Quando estamos em ambientes compartilhados, um sorriso nosso pode fazer com que todos em nossa volta se sintam mais felizes e também passem a sorrir.

E ao compartilhar um ambiente com pessoas sorridentes, o diálogo e a compreensão se tornam muito mais presentes, o que possibilita ótimas trocas e fortalece os relacionamentos.

O contrário também é muito válido por aqui – quando todos estão sorridentes ao nosso redor, rapidamente nosso humor e sentimento de felicidade nos preenchem, aliviando qualquer sentimento negativo que estávamos carregando anteriormente.

um grupo de pessoas rindo andando pela calçada

É uma solução rápida, fácil e eficaz de conseguir aquela dose diária de felicidade!

Leia também: Como cuidar da pele do rosto? 5 dicas para a sua rotina

5. O sorriso é benéfico à saúde de seu corpo

Temos certeza que por essa você não esperava! Mas sim, a sua saúde pode ser incrementada com o poder do sorriso. Médicos especialistas do Hospital Alemão Oswaldo Cruz afirmam que o riso e o bom humor estão relacionados com melhoras biológicas, comportamentais e psicossociais.

O sorriso também pode ser muito benéfico a nossa imunidade, uma vez que existe uma interação entre o sistema imunológico, nervoso e endócrino que ocorre por meio de neurotransmissores e citocinas.

uma mulher sentada em frente a um laptop comemorando

Além disso, como as pessoas passam a ficar mais bem humoradas com sorrisos e gargalhadas, suas probabilidades de disposição à prática de atividades físicas são muito maiores, o que faz com que a saúde seja diretamente beneficiada.

6. Sorrir faz bem para o rosto e para a pele

Quando você sorri, ocorre um movimento de até 80 músculos que possuímos na face. Provavelmente muito mais músculos do que você imaginava, não é?

E com tantos músculos se movimentando ao mesmo tempo, os benefícios para a pele de seu rosto são muitos, como a redução do aparecimento de rugas e o aumento elasticidade da pele.

uma mulher sorrindo enquanto fala ao celular

Quem diria que um simples sorriso poderia fazer tanto por nós, não é mesmo? Nós da FreeBrands nos preocupamos muito com o bem-estar de nossos consumidores, por isso, produzimos este texto para você ler e reler sempre que possível para se lembrar dos motivos e benefícios que o sorriso pode trazer.

Como dica final para este post, recomendamos o spray bucal Kissu da FreeBrands! Refrescante, natural e compacto, esse é o produto perfeito para eliminar o mau hálito no dia a dia e sorrir com mais confiança.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que passe a sorrir mais em seu dia a dia! Aproveite sua leitura para conferir nosso post sobre hábitos saudáveis e conhecer algumas dicas para começar a praticar.

Agradecemos por ter lido até aqui e esperamos por você mais vezes aqui em nosso blog.

Até mais!

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

Assista ao vídeo

uma mulher segurando um lençol branco com as palavras freebands, seguindo seu ritmo
Botão para subir página

Cadastre seu e-mail
e fique por dentro
das novidades

Cadastre seu e-mail
e fique por dentro
das novidades