10 melhores produtos de higiene para bebê recém-nascido

Quais os produtos de higiene para recém nascido? Veja a lista!

Entre os diversos cuidados que estão relacionados à saúde dos bebês, podemos, facilmente, elencar a higienização como um dos principais.

Isso porque, ao nascer, os bebês não possuem um sistema imunológico muito bem desenvolvido. Assim, a proteção contra os agentes externos como vírus e bactérias é praticamente nula.

Visando a proteção dos pequenos, é fundamental que os responsáveis tenham uma rotina de cuidados com a criança e também com o ambiente em que o bebê está se desenvolvendo.

Se você é papai ou mamãe de primeira viagem, pode ficar tranquilo(a), pois neste post listamos os 10 melhores produtos de higiene para recém-nascidos!

1. Fraldas descartáveis

Começar uma lista de produtos de higienização para os bebês sem mencionar as fraldas – o item mais utilizado durante as primeiras etapas da vida – é uma tarefa complicada, certo? Porém, estamos aqui para facilitar a sua vida, então vamos de fraldas!

Como sabemos, as fraldas são acessórios indispensáveis para os bebês. Isso porque uma criança que ainda não possui o controle do controle do intestino ou da bexiga pode utilizar aproximadamente 8 fraldas por dia.

Isso quer dizer que, sem elas, os pequenos podem se sujar diversas vezes durante o dia. Então, para evitar trocas de roupa desnecessárias, a fralda torna-se um acessório indispensável!

E já que estamos falando de cocô, sabia que você pode aprender a identificar casos de prisão de ventre em crianças em outro post nosso? Acesse!

2. Lenços umedecidos

Seguindo a lista de produtos para higienização, não podemos esquecer dos lenços umedecidos!

Além de ser um produto extremamente útil para ajudar na limpeza durante as trocas de fraldas, o utensílio pode ser utilizado para higienizar o nariz, esterilizar as mãos e por aí vai.

A praticidade é tanta que extrapola a lista de benefícios, promovendo vantagens também aos responsáveis, visto que otimizam toda a rotina de cuidados com a criança.

Sem contar que o produto é prático, simples e muito eficiente, deixando os bebês limpos, confortáveis e muito cheirosos.

Como que falamos tão bem do item, não podemos deixar de mencionar o FreeWipes, o lenço umedecido antisséptico da FreeBrands! Ele pode ser um grande aliado para manter as suas mãos sempre limpinhas, higienizadas e hidratadas para cuidar da pele sensível do seu recém-nascido.

Free Wipes, o lenço umedecido antibacteriano da FreeBrands

3. Sabonete

É fato: a pele dos pequenos é muito mais fina e delicada do que a dos adultos.

Enquanto os sabonetes para gente grande limpam a pele por meio da remoção da oleosidade da pele, os dos bebês precisam preservar a proteção e hidratação, visto que, sem elas, os pequenos ficam suscetíveis a casos de alergias e irritações.

Por essa razão, é fundamental adquirir um produto específico de neném. Assim, você estará evitando o contato com substâncias e fórmulas que podem prejudicar a saúde dermatológica do pequeno.

+ O QUE É HIPOALERGÊNICO? ENTENDA TUDO SOBRE O TERMO

4. Algodão

Você sabia que existe um modelo de algodão feito especificamente para os bebês?! Pois é! Ele é elaborado de forma natural, então não possui fragrância e nem substâncias químicas.

Então, se o seu bebê possui alguma reação alérgica aos lenços umedecidos, o algodão quadrado é um ótimo substituto. Com ele, você consegue realizar a higienização do pequeno sem problemas, basta molhar o produto em água morna e limpar a criança.

Por não ter nenhum tipo de substância química, o produto pode ser utilizado logo nos primeiros dias de vida do pequeno.

Discos de algodão para crianças

5. Pomada

Por ter a pele muito sensível, os bebês precisam de cuidados redobrados. Se um produto pode ajudar a prevenir e a cuidar de possíveis irritações como as assaduras, ele precisa estar nessa lista, certo?

Então, o quinto item engloba as pomadas – tanto de tratamento quanto de prevenção.

No primeiro caso, elas devem ser utilizadas se o bebê apresentar sinais de irritação nas partes onde ficam a fralda, pois o contato com a urina e com o cocô podem ser o causador das bolinhas vermelhas que podem arder e coçar bastante.

Já para evitar o aparecimento das assaduras, existe a pomada que é aplicada quando o bebê ainda não desenvolveu as irritações, sendo um ótimo método preventivo!

+ KIT FARMACINHA DO BEBÊ: 7 ITENS QUE NÃO PODEM FALTAR

6. Shampoo

Se o sabonete é específico para os bebês, o shampoo também deve ser né?! Até porque como cuidar dos cabelinhos que estão crescendo pela primeira vez com cosméticos para adultos? É totalmente inviável.

Isso porque, além de ser elaborado com diversas substâncias químicas, o shampoo é o grande responsável por causar irritações nos olhos caso haja o contato do produto com a região.

Então, de forma alguma utilize os cosméticos em bebês, pois qualquer reação pode causar danos. Portanto, opte por um produto próprio para bebês, que limpe os fios de cabelo, mas sem influenciar a hidratação e a proteção da criança.

7. Hidratante

Também conhecido como óleo de bebê, o hidratante é importantíssimo de ser incluído na rotina de cuidados dos pequenos.

Com uma pele hidratada, o bebê terá a pele macia e fofinha por muito mais tempo – sem contar aquele cheirinho maravilhoso de quem acabou de chegar no mundo.

Então, além de ser um produto para deixar a pele ainda mais bonita, a hidratação é a responsável pela reposição de água nos tecidos.

+ SAIBA O QUE FAZER COM PICADAS DE PERNILONGO EM BEBÊ

8. Hastes flexíveis

Assim como os outros itens, as hastes flexíveis podem ser utilizadas em bebês, mas apenas na parte externa!

Lembre que a criança é muito sensível, então tenha cuidado mesmo durante a higienização fora da orelha. Se o pequeno está produzindo muita cera, não limpe a região, pois você pode acabar empurrando a secreção.

Nesses casos, leve a criança ao médico responsável para que ele descarte casos de otite, que são possíveis infecções e inflamações do ouvido.

9. Soro fisiológico

O soro fisiológico é a maneira mais indicada para realizar a higienização das vias aéreas dos bebês. Isso porque a substância é completamente segura.

Se a criança está com o nariz congestionado, você pode remover o muco nasal de forma prática e rápida, basta ter um equipamento próprio de lavagem nasal e o cloreto de sódio a 0,9%.

Vale mencionar que esse método não é eficaz apenas para os pequenos. Crianças e adultos podem ter as vias respiratórias higienizadas da mesma forma.

A única coisa que muda é a quantidade de soro, nos bebês, cerca de 3ml em cada narina é o suficiente.

+ COMO FAZER O DESFRALDE DO BEBÊ: PASSO A PASSO PRÁTICO!

10. Escova de dente

A FreeBrands sabe que você pensou que muitos bebês ainda não têm dentes, não é mesmo? Mas calma, vai fazer sentido.

As escovas bucais devem fazer parte da rotina de cuidados com os pequenos, uma vez que os profissionais recomendam que a gengiva seja higienizada após as mamadas mesmo sem nenhum dentinho.

Isso ajuda a evitar a proliferação de bactérias, além de promover uma boa saúde bucal mesmo antes da primeira erupção dentária.

Portanto, adquira uma escova e um creme dental apropriados e inicie os cuidados desde cedo, com certeza eles vão gostar, pois a higienização é acompanhada por massagens que ajudam a reduzir o incômodo do nascimento dos dentinhos.

Escova de dente infantil azul

Gostou dos 10 itens da nossa lista? Temos um prazer enorme em elaborar materiais que podem ajudar nos cuidados com a sua família!

Se você aproveitou a leitura, continue navegando pelo nosso blog! Certamente, você encontrará outras dicas super valiosas e curiosidades bem bacanas, como o motivo das grávidas não tomarem chá de boldo.

Te vemos em outra página!

Deixe um comentário