6 melhores lugares frios para viajar e se divertir

fazendo as malas para o inverno

Está pensando em lugares frios para viajar que possuem a temperatura mais amena? Ou então que façam frio a todo momento?

Mesmo que você queira só passear com a família, praticar esportes nas montanhas ou curtir uma noite romântica com seu par, saiba que existem regiões que atendem tudo isso e oferecem várias outras atividades memoráveis.

Neste post, criamos uma lista para te ajudar a escolher seu próximo destino para as férias. Arrume suas malas e veja quais os melhores destinos para quem ama o frio!

Onde passar férias no inverno?

Por incrível que pareça, há formas de aproveitar suas férias no frio. Existem diversos esportes para conhecer e praticar, restaurantes com a culinária típica, eventos e muito mais. Você pode aproveitar tanto com sua família quanto amigos.

Aproveite e dê uma olhada em nosso post com 5 motivos para viajar com os amigos.

Pensando nisso, separamos alguns pontos para viajar, tanto na américa do sul como no exterior, e que você consiga aproveitar todos os bons momentos com quem estiver.

1. Bariloche (Argentina)

San Carlos de Bariloche, mais comumente chamada de Bariloche, é uma cidade da região da Patagônia. É um destino muito optado por brasileiros. A maioria pensa que o local é apenas neve mas é muito mais do que isso e também, é um excelente local para se visitar no verão.

O seu cenário natural muda conforme as estações do ano, mas em qualquer que seja a época que se viaje para a cidade, você encontrará paisagens encantadoras, lagos belíssimas cores, montanhas arborizadas e claro, uma boa culinária.

A cidade de Bariloche é conhecida por sua neve, o que pode proporcionar o primeiro contato para os brasileiros. Então é comum que muitas pessoas viagem no inverno, para poder ter essa experiência.

Porém, no verão, as temperaturas são mais agradáveis mas amenas. Por isso, viajar nesta época pode ser mais vantajoso, já que você aproveita mais o que a cidade tem a oferecer.

Os meses de inverno são como no Brasil. Então entre junho, julho e agosto você terá alguns dias mais gelados. E no verão, dias com temperatura mais alta.

Montanha nevada em Bariloche, Argentina

Roteiro de viagem

Essas são algumas das atividades disponíveis que você pode colocar em seu roteiro dos melhores lugares frios para viajar.

Circuito Chico

O passeio mais popular da cidade. Funciona como uma espécie de City Tour, em que você passa pelas proximidades de Bariloche e por suas paisagens magníficas. É recomendado que ele seja o seu primeiro passeio, pois serve como uma forma de te introduzir à cidade.

O passeio tem por volta de 65 km e a maior parte é feita em volta do lago Nahuel Huapi, na parte sul da região. O passeio geralmente leva mais ou menos 4 horas de duração e pode tanto ser feito no período da manhã, que é das 9h às 13h, como na parte da tarde, das 15h às 19h.

Foi pegar a mala e viu que precisa dar uma limpada? Nós temos um post que explica como limpar a mala de diferentes materiais.

Cerro Catedral

Principal área para os amantes e entusiastas do esqui. Essa é uma atração imperdível no inverno e que vale muito a pena conferir.

Essa estação de esqui possui diversos circuitos, desde para iniciantes como aos mais experientes. Algumas agências próximas oferecem aulas de esqui e passeios, que podem te ajudar a iniciar no esporte.

Mesmo que você não queira esquiar, é possível visitar o local. Próxima a estação há muitas lojinhas, restaurantes e até teleféricos para subir as montanhas e curtir a paisagem da região.

Cerro Otto

Oferece uma vista incrível de Bariloche e da natureza que rodeia a cidade. Esse é um dos melhores lugares frios para viajar e que com certeza você não vai deixar de fora da sua lista.

No topo dessa montanha, existe a Confeitaria Giratória. Ela fica rodando através de um mecanismo, oferecendo cenários incríveis enquanto você aproveita suas refeições.

Andar pelo centro de Bariloche

Depois de ter visitado e contemplado as paisagens que rodeiam a cidade, que tal dar uma passada pelo centro? Ele conta com várias lojas, principalmente na rua Mitre, principal via da cidade. Há também pequenos estabelecimentos que fazem vendas de chocolates produzidos no próprio município.

Você também pode visitar o Museu da Patagônia, tirar fotos no Centro Cívico ou até mesmo parar para admirar o lago Nahuel Huapi. O passeio pela cidade pode ser feito a pé e tudo é muito perfeito.

Museu do Chocolate

O local pertence à fábrica Havanna, em que é oferecido aos visitantes um passeio que mostra sobre o processo de fabricação de seus produtos, e também sobre a história do chocolate.

2. Colonia del Sacramento (Uruguai)

Se você pensar em despender de um tempo a sós com a pessoa que ama, esse é o local ideal. Cidadezinha com casas simples e vista para o mar. Mas não se engane, há muito o que fazer durante a estadia nessa cidade histórica cultural.

Como um dos perfeitos lugares frios para viajar para os românticos, Colonia del Sacramento conta com um clima de inverno que complementa o seu ar apaixonado.

Rua em Colonia del Sacramento, Uruguai

Roteiro de viagem

Assim que chegar em seu destino, há locais que não pode deixar de fora do seu cronograma. Veja abaixo algumas dicas que separamos para você:

Bairro Histórico

Ponto obrigatório para o seu roteiro. Se você estiver caminhando pela cidade, o bairro histórico conta com um encanto pela sua arquitetura colonial e à noite fica ainda melhor por conta de sua iluminação com lamparinas, que faz alvorecer as pequenas ruas de pedra e as casas antigas.

Depois de conhecer esse belíssimo lugar, você pode passar pela Calle de Los Suspiros – que falaremos a seguir – que ainda preserva a arquitetura original e conta com algumas histórias e lendas.

Calle de Los Suspiros

Uma das vias mais antigas da cidade e só é viável conhecê-la a pé. A rua tem um estilo único, que remete a um ar português. A rua também é feita de pedras e tem casa com arquitetura portuguesa e espanhola.

Uma das lendas que existe, e a mais conhecida, é que essa região possuía muitas casas de prostituição. Então os suspiros poderiam tanto ser das moças como dos homens que suspiravam de amor por elas. Por essa e outras lendas, a via recebeu o nome de “rua dos suspiros”.

Avenida General Flores

Esse local irá te render as melhores fotos de toda a viagem. Uma via muito arborizada, conta com bares, restaurantes e outros pontos comerciais. Aqui você encontra os melhores Souvenirs para levar para casa ou para os amigos e familiares. Visitar a avenida é ainda melhor na primavera, pois você aproveita tudo com mais cores e flores.

3. Santiago (Chile)

Não poderíamos deixar de fora uma das capitais mais belas da américa do sul. A cidade oferece parques, prédios com arquitetura moderna e uma enorme variedade de cafés e restaurantes. Santiago é uma metrópole que pode ser visitada em qualquer época do ano. No inverno, suas temperaturas podem se manter em 3ºC.

Foto panorâmica de Santiago, Chile

Roteiro de viagem

Por ser uma metrópole, há diversos programas para se fazer e temos algumas ideias do que você pode fazer ao chegar na capital. Lembrando que existem várias opções, então separamos aquelas que podem ser mais inesquecíveis:

Walking Tour

Antes que você possa sair explorando a cidade, é recomendado que você passe pelo centro histórico da cidade. Você pode fechar um pacote para fazer um tour e apreciar alguns pontos turísticos, conhecer mais sobre a história da cidade.

Caso você queira fazer um tour por contra própria, pode fazer uma visita a algumas construções importantes como a Catedral de Santiago e o Museu de Arte precolombino.

Se é amante da gastronomia e quer conhecer mais da culinária local, o Mercado Central de Santiago é uma parada obrigatória. o local conta com diversas barracas com inúmeros tipos e misturas de sabores, além das especiarias como ervas, frutos do mar e artesanatos. O mercado fica aberto das 8h às 19h.

Sky Costanera

O prédio mais alto da américa do sul conta com 300m de altura. Você pode fazer uma visita ao mirante que tem o horário de funcionamento das 10h às 21h todos os dias. O mirante está no 62º andar e conta com uma vista em 360º da cidade de Santiago e da Cordilheira dos Andes.

Estações de Ski

Se você procura por neve, infelizmente temos de dizer que é um pouco raro isso acontecer na cidade. Porém, existem estações de esqui próximas à cidade. Algumas estações:

  • Farellones: Fica a 30km de Santiago e perfeito para quem é iniciante no esporte;
  • El colorado: Localizada a 36km da cidade e possui algumas pistas com um nível de dificuldade maior;
  • Valle Nevado: Está a 13km de Farellones. É a mais famosa entre os turistas e possui uma estrutura robusta.

Leia também: Lugares para ir com a família – 7 destinos pelo Brasil

Onde é inverno o ano todo?

Esse é um cronograma para aquelas pessoas que querem o frio a todo momento. Com cidades que possuem temperaturas amenas e até mesmo negativas, confira abaixo quais os melhores destinos para você e sua família.

E claro que viajar para fora do país não pode faltar nada, não acha? Antes de conferir nossas ideias de locais, saiba que temos um post em nosso blog com dicas para um bom checklist de viagem.

4. Oslo (Noruega)

A cidade dos amantes de inverno. Não dá para não falar de frio e esquecer de mencionar essa cidade, que possui características perfeitas para práticas de esportes na neve. Não é atoa que o país detém uma grande parcela de medalhas em todas as olimpíadas de inverno.

Muito se pode fazer pela cidade, desde praticar snowboard e esqui em suas montanhas cobertas de neve como fazer um tour guiado pelo centro.

Existe um tema chamado de Winter Walk em que você passeia pelos principais pontos da capital, como a catedral e conhecer obras de Edvard Munch. Em dezembro ocorre o típico mercado natalino e a programação especial de temporada.

Foto panorâmica de Oslo, Noruega

5. Quebec (Canadá)

Existe uma grande diferença de temperatura entre algumas cidades e por isso, a cidade do Quebec tem temperaturas mais amenas e podendo fazer até -39ºC durante a noite. Anualmente, as camadas de neve podem chegar até 316 cm.

Nos meses de Janeiro e Fevereiro a cidade fica animada por conta do Carnaval de Inverno, que é o Quebec Winter Carnival, que reúne algumas atividades relacionadas ao inverno, por exemplo, workshops de esculturas de neve, patinação no gelo e até mesmo algumas competições em que a pessoa toma banho no meio de uma nevasca.

Foto panorâmica de Quebec, Canadá

6. Sapporo (Japão)

Uma das cidades sedes nas olimpíadas de inverno de 1972. As temperaturas no verão não ultrapassam os 25º C que é entre Julho e Agosto. A capital de Hokkaido conta com uma média anual de 130 dias de frio e 630 cm de neve.

No mês de Fevereiro acontece o principal evento da época de inverno, que atrai milhares de pessoas. Esse festival conta com grandes esculturas de neve, jogos, diversas músicas e culinária típica.

Nas noites mais longas, acontece o White Illumination, em que as ruas da cidade são cobertas com grandes artes luminosas.

Foto de um parque em Sapporo, Japão

Ao viajar para esses lugares, sua experiência será inesquecível. Com momentos de alegria, não tem como sua viagem ser desagradável, não é mesmo? Mas e quando precisar usar o banheiro?

Algumas pessoas têm dificuldade em usar fora de casa, e por isso temos um post que pode te ajudar. Te mostramos no blog sobre como ter férias sem saia justa e proveitosa.

Esperamos que essas ideias de lugares frios para viajar tenha te ajudado a ter uma ideia de onde você quer passar seus melhores momentos ao lado de pessoas que ama. Elabore um roteiro, arrume suas malas e tenha as férias dos seus sonhos. Até a próxima!

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

Assista ao vídeo

uma mulher segurando um lençol branco com as palavras freebands, seguindo seu ritmo
Botão para subir página

Cadastre seu e-mail
e fique por dentro
das novidades

Cadastre seu e-mail
e fique por dentro
das novidades