O que fazer com intestino solto na gravidez? Entenda!

Tire as suas dúvidas sobre diarreia na gravidez!

Apesar de ser uma fase tão especial e repleta de muito carinho recebido por toda a família, o período de gestação é uma fase que deixa todas as mulheres repletas de inseguranças quanto aos sintomas e efeitos de estar gerando uma vida dentro de si.

Um dos sintomas frequentemente relatado por muitas futuras mamães é o intestino solto. Será que é normal? O que fazer ao sentir esse sintoma? Qual o limite aceitável da diarreia na gravidez? Essas são perguntas frequentes durante a fase.

Se você possui essas e outras dúvidas, estamos aqui para te ajudar. Separamos diversas informações úteis e importantes para você saber como lidar com a condição e garantir o seu bem-estar na gestação. Continue a leitura e aproveite!

É normal ter diarreia na gravidez?

Sim, é normal ter diarreia na gravidez especialmente porque se trata de uma fase em que o corpo precisa lidar com diferentes transformações dentro de si, ao passo em que o feto vai se desenvolvendo e expandindo as paredes uterinas.

Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, as causas da diarreia estão associadas a germes, parasitas e bactérias encontrados na água ou em alimentos que não foram higienizados corretamente.

mulher grávida sentada no vaso com problemas intestinais

No entanto, a gravidez pode acarretar alguns outros fatores que levam ao intestino solto. Para conseguirmos nos aprofundar no assunto, é preciso entender como funciona o intestino no início da gravidez.

Com as alterações hormonais, especificamente o aumento dos níveis da progesterona – um hormônio feminino que controla o ciclo ovariano e a gravidez – é normal que a diarreia ocorra logo no início da gestação.

Além disso, o tempo de gestação também é uma condição com influências sobre a diarreia, uma vez que o útero comprime o intestino, deixando-o com uma movimentação reduzida, o que faz com que os gases sejam acumulados,

Outro fator que pode desencadear a diarreia no início da gestação, são as novas intolerâncias alimentares, especialmente diante dos desejos de comer alimentos específicos.

Há também a causa da diarreia pelo estresse causado por ansiedade e preocupações que grande parte das mamães carregam durante o período gestacional.

Seja de modo separado ou em conjunto, todos esses fatores podem levar à diarreia, portanto, vez ou outra, é completamente normal sentir diarreia durante a gravidez.

Leia também: Grávida pode tomar chá de boldo? Entenda por que não

Como saber se estou com diarreia durante a gravidez?

A diarreia durante a gravidez é caracterizada por fezes líquidas e com frequência maior a três vezes ao dia, além disso, a condição também pode vir acompanhada de dores intensas na região do abdômen, gases em excesso e urgência para ir ao banheiro.

grávida segura a sua barriga com dor intestinal

Levantamos essa questão porque há muitas mamães que confundem a diarreia com uma frequência maior de vezes em que vão ao banheiro. Lembra que mencionamos que o intestino fica com um espaço reduzido dentro do corpo?

É exatamente isso que faz com que as fezes sejam liberadas mais rapidamente e com uma frequência maior. Portanto, a melhor forma de diferenciar, é analisar a condição das fezes depois de evacuar.

O intestino solto na gravidez prejudica o bebê?

De maneira geral, o intestino solto na gravidez não faz mal ao bebê, sendo uma condição corriqueira que pode afetar a qualquer um. A diarreia passa a prejudicar o bebê quando ocorre com frequência.

A recorrência faz com que ela provoque uma crise de desidratação, o que prejudica não só a saúde do bebê, como também da gestante.

Pensando nisso, ao perceber o início das diarreias, é extremamente importante se manter hidratada, bebendo muita água.

A diarreia também pode causar carências nutricionais, o que faz com que a alimentação durante esse período demande por um cuidado especial, o qual mencionamos abaixo.

Leia também: Intoxicação alimentar: o que é, sintomas e o que fazer

O que fazer para controlar o intestino solto durante a gravidez?

Se você estiver com diarreia frequente, é preciso adotar alguns cuidados alimentares que irão ajudá-la a se recuperar o quanto antes.

O primeiro cuidado para casos de intestino solto é o de evitar temperos fortes e apimentados, pois eles irão provocar irritações na parede do intestino que causarão ainda mais dores e desconfortos.

Além disso, é recomendado evitar o consumo de feijão, couve flor, chás, café e bebidas com mate, pois atrapalham o processo de recuperação do intestino.

Outra dica é buscar se alimentar com alimentos de fibra e os que podem ser cozidos, ao passo que o cozimento elimina o risco de infecções provenientes de uma limpeza incompleta dos alimentos.

Se alimentar com probióticos e lactobacilos também pode ajudar o corpo a se recuperar mais rápido.

É importante dar atenção aos espaços em que os alimentos são preparados e consumidos – como bancadas e utensílios – pois eles podem se contaminar por ali. A limpeza frequente desses itens é a melhor forma de evitar a diarreia na gestação.

grávida sentada no sofá sorri enquanto come uma maçã verde

Recomendamos veemente que você não consuma medicamentos para diarreia por conta própria, pois eles podem conter fórmulas não adequadas para uma mulher em gestação, prejudicando sua saúde e a do bebê.

Caso a diarreia e todos os outros sintomas que mencionamos perdurem por mais de 5 dias, já se trata de um caso incomum e que requer tratamentos e cuidados específicos. Nesses casos, o ideal é procurar um médico de confiança para seguir com o tratamento adequado.

Leia também: Kit farmacinha do bebê: 7 itens que não podem faltar

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil a você e que tenhamos a ajudado a entender melhor sobre essa condição, como ela surge e o que deve ser feito para resolvê-la.

Aproveite sua leitura para conferir nosso post sobre prisão de ventre na gravidez, outra condição que pode afetar e preocupar mamães.

Obrigado por acompanhar nosso blog e esperamos você outras por aqui. Até mais!

Deixe um comentário