Já sentiu dores abdominais repentinas, queimação constante, ânsia, gases intestinais ou até barriga estufada? Isso podem ser alguns dos sintomas causados pela inflamação do intestino. As doenças inflamatórias desse trato são muito comuns e fáceis de ser tratadas, mas podem acarretar problemas maiores quando são negligenciadas.
No post de hoje, vamos te mostrar as causas dessa doença, os principais sintomas, problemas que ele pode causar e como realizar o tratamento. Continue a leitura e entenda!
O que é doença inflamatória intestinal?
As doenças inflamatórias intestinais, também conhecidas como DII, como o nome já sugere, são infecções no intestino, geralmente causadas pela alteração do sistema imunológico, mas podem ocorrer também devido à ingestão de bactérias, por meio de água ou alimentos manipulados de forma incorreta.
As DII podem ocasionar dores abdominais, azia e podem percorrer de um extremo ao outro, como constipação ou diarreias frequentes ao longo do dia. O diagnóstico antecipado ajuda a aliviar as dores e regular o funcionamento do intestino de modo que elimine o desconforto.
Principais sintomas
Os sintomas da inflamação intestinal podem levar até três dias para se manifestar e sua intensidade varia de acordo com cada organismo — a depender do tipo de DII. Alguns dos principais sintomas do intestino inflamado são:
- dor de cabeça;
- febre;
- cólica abdominal;
- ânsia e vômito;
- gases;
- alternação entre constipação e diarreia;
- fezes com muco, ou em alguns casos, até sangue;
Vale reforçar que quando os quadros ocorrem em crianças e idosos, é necessário ter um pouco mais de atenção, pois nessas idades o sistema imunológico é mais sensível.
Tipos de doença inflamatória intestinal
De modo geral, é possível categorizar as inflamações de intestino em duas classes: a doença de Crohn e a colite ulcerativa.
Doença de Crohn
Esse tipo de infecção ataca majoritariamente o intestino delgado, com seus sintomas podendo se estender no trato digestivo por inteiro. Neste caso, os sintomas mais recorrentes são diarreia e dor abdominal.
Colite Ulcerativa
Já na colite ulcerativa, ocorre no revestimento interno do intestino grosso. É nessa categoria que podem ocorrer casos de fezes com muco e sangue, além da clássica dor no abdômen.
O diagnóstico do tipo de DII é feito a partir do exame de colonoscopia, que é o mais indicado para quem sente os sintomas sucessivamente.
Quanto tempo dura a inflamação intestinal?
Os sintomas podem se estender por até duas semanas, por isso, é de extrema importância realizar o exame para dar início ao tratamento indicado. Geralmente, as inflamações intestinais costumam permanecer por volta de cinco dias e então vão melhorando sozinhas.
Com o diagnóstico precoce, é possível identificar o tipo de inflamação, a gravidade do quadro e a intervenção que o caso exige. Sintomas persistentes e doenças não tratadas, podem ocasionar complicações maiores no futuro e, no tópico a seguir, vamos entender melhor essas dificuldades.
Complicações causadas pelo intestino inflamado
Quando falamos de complicações geradas pelas DII, é preciso ter noção de que se tratam de casos graves. Muitas vezes, as pessoas negligenciam os sinais do corpo, e é aí que mora o perigo. Acompanhamento médico e tratamentos podem evitar doenças maiores como:
- inflamação na pele e olhos;
- Inflamação com cicatrizações;
- coágulos;
- úlceras;
- fissuras no intestino e ânus;
- em casos mais graves, o câncer de cólon.
Por isso, a agilidade na identificação do problema, pode evitar uma série de outras doenças, que mais tarde serão muito difíceis de sanar.
Como aliviar a dor da inflamação no intestino?
O procedimento mais indicado para o alívio das dores causadas pelas inflamações intestinais é a hidratação. Beber bastante líquido pode ajudar a passar o desconforto, e até a regular o intestino, dentro do possível.
Você pode optar por água, água de coco, chás em temperatura morna e sucos naturais, desde que não sejam muito ácidos, como o de laranja e o de limão. É possível recorrer ao soro fisiológico também, mas neste caso o melhor é aguardar orientação médica.
Quais alimentos são indicados para desinflamar o intestino?
É claro que pessoas nestas condições, precisam de uma dieta que atenda suas necessidades e auxilie na recuperação ágil. Por isso, existem alguns alimentos indicados para o intestino e outros que devemos evitar durante o processo de cura.
Ao montar seu cardápio para o dia a dia, opte por alimentos pastosos e de fácil digestão, como purês e legumes cozidos, frutas sem casca e carnes magras, como o frango e filés de peixe.
Entre os vários alimentos que podem agravar a infecção no seu organismo, as contraindicações se sobressaem para os cafeinados, bebidas alcoólicas, comidas oleosas, como castanhas e sementes, leite e derivados, e o açúcar no geral.
Reiteramos a importância de se manter hidratado durante o processo, pois perdemos muito líquido em decorrência dos vômitos e diarreias, além de que os líquidos ajudam na digestão dos alimentos e no alívio de dores. Por isso, beba bastante água, para hidratação, chás para a constipação e sucos pelas vitaminas.
Como detectar inflamação no intestino?
Já foi comentado anteriormente, mas é importante reforçar que o diagnóstico deve ser feito por um médico, de modo que ele possa identificar com mais precisão o quadro e seu grau de inflamação.
Em um primeiro momento, você deve avaliar os sintomas que está sentindo e quanto tempo eles estão durando. Caso os sintomas sejam persistentes, atingindo o nível da indisposição, procure o pronto atendimento quanto antes.
Muitas vezes pode ser uma simples dor de barriga, ou até mesmo com outras doenças, como a síndrome do intestino irritado, já que os desconfortos são similares.
Para detectar a DII, você pode realizar alguns exames, como colonoscopia, tomografia, e em casos mais difíceis de identificar, exames mais específicos podem ser indicados, como a calprotectina fecal.
Tratamentos para intestino inflamado
Na maioria dos casos, o intestino inflamado pode ser tratado de forma doméstica, com uma dieta balanceada, bastante hidratação e repouso. Em alguns casos é possível que o médico indique medicamentos para combater o vírus ou bactéria.
Em quadros mais graves, pode ser necessário o acompanhamento profissional mais de perto, com monitoramento e consultas regulares, mas tudo isso dependerá do diagnóstico prescrito. Apesar disso, a inflamação do intestino é fácil de ser tratada.
Neste post te mostramos o que é a inflamação no intestino, seus sintomas e como fazer o tratamento para regularizar o quadro. Ressaltamos, mais uma vez, a importância de escutarmos os sinais do nosso corpo, pois são eles que nos indicam as necessidades que temos. Cuidar da nossa saúde é imprescindível.
Se você gostou deste conteúdo, continue explorando o blog da FreeBrands e encontre mais conteúdos úteis para sua saúde intestinal! Esperamos que este post tenha te ajudado!