12 frutas boas para o intestino: chega de prisão de ventre

Consumir frutas que soltam o intestino é uma boa opção para quem quer se livrar da prisão de ventre. Algumas delas podem ser um laxante natural, enquanto outras auxiliam na melhoria geral da microbiota intestinal. É uma solução completamente natural e muito saborosa!

De maneira geral, para soltar o intestino a alimentação deve ser rica em fibras. Então, é importante comer frutas que tenham essa característica. Isso vai estimular os movimentos do sistema digestivo e a formação das fezes, te livrando da prisão de ventre.

Algumas delas já são velhas conhecidas quando o assunto é fazer o intestino funcionar melhor, como o mamão e a ameixa. Isso é praticamente um conhecimento popular. Fique neste post e conheça outras frutas que ajudam a evacuar melhor!

1. Abacate

Via de regra, as frutas ricas em água e fibras são as melhores para soltar o intestino.

A Vovó Juju, do Irmão do Jorel, já disse várias vezes: “come abacate, bem”. E ela estava completamente certa! Essa fruta é a campeã na hora de fazer o intestino funcionar bem.

A cada 100 g de abacate, seis delas são fibras! O fruto é rico em gorduras benéficas que ajudam na hora de eliminar as fezes.

Além de tudo, é um alimento muito versátil. Afinal, pode ser consumido in natura, em vitaminas, saladas, torradas e molhos. Por esses motivos, o abacate pode facilmente se encaixar na rotina de várias pessoas que têm dificuldade para evacuar.

2. Laranja

Que brasileiro não gosta de laranja?! Essa fruta é rica em água e fibras. Ou seja, ela hidrata e faz o intestino se movimentar. Para se ter uma noção, uma laranja média de 180 g, tem aproximadamente 4,5 g de fibras e 155 g de água!

Ela é ideal para soltar o intestino, então muitas pessoas buscam ter um laranjal para chamar de seu.

3. Mamão

Comer essa fruta e soltar o intestino é mamão com açúcar. Com o perdão do trocadilho ruim, ressaltamos que o mamão é excelente porque tem muita água e fibras.

Contudo, é importante notar que diferentes variedades da fruta têm quantidades diferentes de nutrientes. Por exemplo, no formosa, isso corresponde a cerca de 1,8% da sua massa, enquanto no papaia essa proporção fica em 1%.

Além disso, essa fruta também é rica em magnésio, que ajuda no trânsito intestinal.

Você pode consumir o mamão de várias formas, seja de forma natural, em vitaminas, conservas ou com iogurte e granola. Use sua criatividade para se livrar da constipação!

4. Ameixa

A ameixa pode ser consumida tanto na forma fresca quanto na forma seca. Ambas têm boas quantidades de fibra. Contudo, a versão desidratada tem o dobro de fibras em comparação com a natural.

Por ser uma fruta sensível, pode ser difícil encontrá-la o ano todo. Por isso, pode ser uma boa opção recorrer às opções secas e sem açúcar que ficam disponíveis em todas as estações.

5. Tangerina

Os atributos da tangerina são parecidos com os da sua prima, a laranja. As duas frutas são ricas em fibras alimentares, água e vitamina C.

Além de melhorar o funcionamento do intestino, elas ajudam a manter a imunidade alta e têm vários outros benefícios para a saúde.

Para fazer seu intestino funcionar melhor, que tal unir a tangerina com exercícios para a prisão de ventre?

6. Manga

As mangas são frutas que são abundantes em praticamente todo o território nacional. Ah, e elas têm muitas fibras, vitaminas, minerais e ações antioxidantes!

Para consumi-las, você pode tentar colocar em prática aquele tutorial que ficou famoso na internet de cortar manga com um copo, sabe? Assim você pode comer a fruta ao natural, congelar e fazer um sorbet, mousse ou como a sua criatividade mandar!

7. Banana

Já imaginou um laxante natural a preço de banana? Pois é. A resposta para isso está, literalmente, na expressão popular. Essa fruta é barata, dá o ano todo e uma banana de 70 g tem, ao menos, 1,4 g de fibras.

Por esse motivo, ela pode ser consumida com granola, iogurte, panquecas e muitas outras formas. Porém, é preciso lembrar que a banana verde pode prender o intestino de algumas pessoas.

Então, por via das dúvidas, consuma sempre a fruta quando ela estiver bem madura.

Além dos benefícios para o intestino, a banana é rica em potássio, que previne cãibras. Ela não chega a ser um relaxante muscular natural, mas te ajuda a evitar precisar deles.

8. Pera

A pera é uma das frutas mais importantes para soltar o intestino. Ela é rica em água e cada unidade de 130 g, com casca, chega a ter 3,9 g de fibras. Por isso, se você quer eliminar as fezes de maneira prática, recorra à pera!

9. Melancia

Quem diria que a fruta preferida da Magali também ajudaria a soltar o intestino, não é mesmo? Ela é rica em água e isso ajuda a amolecer as fezes e evacuá-las com mais facilidade.

Junto com as fibras, ela se torna a combinação perfeita para acabar com a constipação. Por isso, ela é uma boa pedida para quem está com fezes entaladas!

10. Figo

O figo é uma fruta muito rica em água, 120 g delas chegam a ter 95 g de pura hidratação! Isso contribui para hidratar o bolo fecal e liberar tudo o que está preso dentro da sua barriga.

Outro ponto positivo é que a mesma porção da fruta tem 2,7 g de fibras, que é uma grande ajuda para sair da prisão de ventre.

11. Kiwi

O kiwi é uma fruta polêmica. Muita gente ama, mas tem várias pessoas que odeiam. Se você não curte comer essa fruta azedinha, se prepare para mudar de lado!

Cada unidade tem, aproximadamente 1,4 g de fibras e 63 g de água. Isso ajuda a formar um gel que melhora o trânsito dentro do intestino!

12. Acerola

Consumir acerola in natura é ideal para fazer o intestino funcionar bem. Cada 100 g dessa fruta tem, aproximadamente, 1,5 g de fibras. É muito para uma coisa tão pequenininha, não acha? Ela pode ser sua grande aliada para deixar a constipação no passado.

Você sabia que tantas frutas ajudam a soltar o intestino e que, algumas delas, têm efeito laxante? Mas e o restante da alimentação, continue no post para descobrir como regular sua microbiota!

Coma as frutas dessa lista e deixe seu FreeCô a postos!

Mulher usando o seu desodorizador de odores FreeCô no vaso sanitário

O que devo comer para regular o intestino?

Sua alimentação deve ser rica em fibras e água! Por isso, você precisa ter um cardápio balanceado e que obedeça à pirâmide alimentar. Dessa maneira, é possível manter a saúde da microbiota intestinal e ter o organismo funcionando de forma bem regulada.

Via de regra, combine as frutas da lista anterior com aveia em flocos, chia, granola e afins que é sucesso. Isso vai garantir um bom trânsito intestinal e te deixar livre da constipação.

Pode até começar a escolher qual será o seu próximo aromatizador de banheiro para aproveitar essa renovada que o seu número 2 vai ganhar!

O que é bom para soltar o intestino rápido?

Para não precisar passar por situações emergenciais e desconfortáveis causadas pela prisão de ventre, é fundamental manter hábitos saudáveis, o que inclui:

  • Frutas ricas em fibras;
  • Massagens na barriga;
  • Chás laxantes;
  • Idas consistentes ao banheiro;
  • Mastigar bem os alimentos.

Às vezes, seu corpo pode não responder a estas ações. Isso pode ser sinal de um intestino preguiçoso e, por isso, é crucial consultar um médico de confiança.

Você imaginava que tantas frutas diferentes ajudam a soltar o intestino? É importante tê-las na dieta! Caso contrário, diversos problemas e desconfortos de saúde podem surgir.

Isso acontece tanto nos adultos quanto nas crianças. Inclusive, os pequenos merecem uma atenção especial. Confira nosso post sobre prisão de ventre infantil e saiba mais sobre o assunto!

Deixe um comentário