Talvez uma das situações mais constrangedoras na vida de uma pessoa seja ir ao banheiro, usá-lo e depois o número 2 ficar lá boiando! É um momento complicado, afinal, demorar é ruim e sair deixando um presente é pior ainda. Mas o que fazer com fezes que não descem com a descarga?
Se você já passou por uma situação dessas, deve saber o quanto é desesperador apertar o botão da descarga e nada acontecer. Para evitar esse tipo de problema ou escapar de uma situação embaraçosa, continue a leitura do post e aprenda algumas dicas que podem salvar a sua vida e a sua reputação.
O que pode causar o entupimento do vaso sanitário?
Na privada de casa é mais fácil evitar entupimentos, afinal, conhecemos os nossos hábitos. Já em banheiros coletivos e públicos, como os de shopping e lanchonetes, o do escritório ou o da casa de um amigo, é mais difícil de evitar ou prever se isso pode acontecer ou não.
Falando em banheiro coletivo, aqui no blog, temos um conteúdo com algumas regras de uso que podem evitar outros constrangimentos, confere lá!
Principalmente nos banheiros públicos e compartilhados de empresas ou escolas e faculdades, onde o fluxo de uso é grande, esse tipo de situação pode acontecer com uma maior facilidade e são várias as causas do entupimento. Conheça algumas:
1. Fossa entupida
Esse é um dos casos mais fáceis de perceber, pois, quando a fossa está entupida, o ralo da pia e do chuveiro também são afetados. Geralmente, esse problema ocorre quando a fossa está cheia e o sistema de tubulações não consegue dar vazão a água.
A falta de vazão reduz a velocidade da descarga para encher o vaso e, assim, ele não tem força o suficiente para fazer os dejetos descerem. Esse tipo de problema deve ser resolvido por um profissional com os equipamentos adequados para a limpeza e desentupimento da fossa.
2. Jogar absorventes, papel higiênico e embalagens no vaso
Você pode até ter visto que em alguns países é um costume jogar o papel higiênico dentro do vaso sanitário, porém, aqui no Brasil, o sistema de escoamento e encanamento não é tão bom assim. Com isso, as chances de você acabar entupindo tudo fazendo esse tipo de coisa, são bem grandes!
Então, se você não quer o seu vaso entupido de papel higiênico, evite jogá-lo ali, além de fraldas descartáveis e outros tipos de embalagens plásticas ou de papel.
E os absorventes? Nem pensar, afinal, esses itens fazem bem o que o próprio nome diz, absorver. Eles absorvem a água e ficam mais pesados, grudando nos encanamentos e impedindo a passagem dos dejetos.
3. Objetos que caíram acidentalmente na privada
O seu vaso foi feito apenas para o despejo do número 1 e número 2, então, tudo o que não for isso vai acabar entupindo ele. Por isso, mesmo que seja algo bem pequeno, como uma tampa de shampoo, escova de dente, barbeador, presilhas e até moedas, pode entupir a sua privada.
Então, se o seu vaso sanitário estiver com dificuldades para dar um fim nos dejetos, pode ser que tenha caído algum outro objeto indesejado por lá.
4. Fio dental e fios de cabelos
Os fios de cabelo e até o fio dental também podem ser grandes inimigos do seu vaso sanitário. Se você costuma jogá-los na sua privada, pode parar agora mesmo, pois esses fios se juntam e acabam formando um emaranhado no encanamento.
Dessa forma, eles acabam barrando a passagem dos dejetos e entupindo o seu vaso. Outro problema por aqui é que esses elementos são grandes causadores do mau cheiro, sabia? Isso acontece porque eles proporcionam um ambiente perfeito para a proliferação de fungos e bactérias nas tubulações.
Quer acabar com o mau cheiro no banheiro? Então, confira essas dicas que preparamos para você em nosso post!
5. Dejetos acumulados
Outra causa do entupimento pode ser o acúmulo de dejetos. De todas, essa é a causa mais comum e natural de acontecer, principalmente em banheiros que são usados com frequência e por muitas pessoas.
Pode acontecer pelo grande volume de fezes ou também naqueles casos em que falta água e a descarga é dada de uma vez, apenas quando ela volta. Por ser um problema comum, acaba sendo bem mais fácil de resolver sem precisar chamar um profissional.
E para deixar o seu banheiro um lugar mais agradável e cheiroso, aprenda, aqui no blog, a como fazer cheirinhos de banheiro para usar no seu!
O vaso sanitário entupiu: o que fazer?
A natureza chamou e você precisou correr rápido para o banheiro para aliviar, mas depois de terminar o serviço a descarga não desceu, e agora, como resolver essa situação?
Passar por esse tipo de coisa em casa já é complicado, mas fica pior ainda quando é em um banheiro público ou na casa da sogra, aí bate aquele nervosismo e a vontade de acabar logo com isso para que o constrangimento não seja maior!
Veja algumas soluções simples de como desentupir o vaso sanitário e se livrar daquele presente boiando na privada:
1. Use um balde de água
Uma solução simples, mas muito eficaz. O balde de água pode ser o seu melhor amigo nesse momento de desespero. Basta pegar um balde, enchê-lo de água e jogar na privada. Repita isso por duas vezes ou mais e veja o nº 2 indo embora.
Isso acontece, pois a água ajuda a dar a pressão que estava faltando para empurrar os dejetos. Se ainda assim estiver meio difícil, experimente pegar a água quente do chuveiro, que além de aumentar a pressão, também amolece os dejetos.
E se eu não tiver um balde? Nesse momento de desespero e aflição, você pode usar a cestinha de lixo para encher com água e dar um fim no presente boiando no vaso.
2. Detergente com água quente
Uma dica que pode te ajudar nessas horas é usar detergente e água quente. Essa dupla poderosa é capaz de resolver, até mesmo, as situações mais complicadas.
Basta colocar 4 colheres de sopa de detergente no vaso e depois jogar um litro de água quente. Por fim, espere cerca de 20 minutos para dar a descarga novamente.
3. Saco plástico
Essa dica aqui é bem simples e pode dar um fim na privada entupida. Basta usar um saco plástico para vedar o ar no vaso e dar uma ajuda na pressão.
Você só precisa levantar o assento e a tampa, colocar o saco cobrindo toda a borda para não ficar nada de fora. Por fim, abaixe a tampa, sente em cima e dê a descarga por cerca de 30 segundos.
Se não tiver um saco plástico, vale a pena tentar outros materiais também como papel filme, jornal ou uma toalha molhada. O importante é conseguir criar um vácuo que ajudará a água ter força o suficiente para empurrar os dejetos.
4. Água sanitária e sabão em pó
Outra dupla poderosa na hora de desentupir o vaso é a combinação da água sanitária e sabão em pó. Você só precisa jogar meio litro de água sanitária e meia xícara de sabão em pó na privada. Deixe agir por 10 minutos e dê a descarga.
5. Bicarbonato de sódio e vinagre
Você já deve ter usado a dupla bicarbonato e vinagre para um monte de coisa aí na sua casa, não é? Então, saiba que eles também podem te ajudar a desentupir a sua privada e evitar um presente boiando na água parada.
Pegue um copo com vinagre até a metade e misture com uma colher de bicarbonato de sódio. Coloque essa mistura no vaso e espere por cerca de 20 minutos, depois é só dar a descarga.
6. Cabide de roupa
É isso mesmo que você leu, dá para usar um cabide de roupa na hora de desentupir o vaso. Se nenhuma das dicas anteriores deu certo, nada melhor do que resolver o problema no modo manual, não acha?
Pegue aquele cabide velho no seu guarda-roupa — de preferência, um modelo que seja de plástico para não estragar a louça do vaso — e corte um dos lados. Depois é só colocar a parte reta dentro do vaso até alcançar o fundo.
Por fim, mexa em diferentes direções para conseguir desobstruir a passagem da água e dê descarga.
7. Dica bônus
Além de todas essas dicas especiais, que tal um bônus para ajudar nessa situação? Se você achou as outras opções muito trabalhosas ou se nada funcionou, tente avisar o dono do banheiro que o vaso ficou entupido.
Uma solução simples e rápida, afinal, fazer o nº 2 é algo normal e você não precisa se envergonhar por isso. Pelo contrário, por aqui queremos te mostrar que esse processo deve ser levado de forma natural, leve e divertida. Com isso, você resolve o seu problema e ainda avisa o dono da casa de um problema que ele mesmo poderia enfrentar no futuro.
Agora, com essas dicas você já sabe o que fazer quando a privada ficar entupida e evitar uma surpresa indesejável. Aproveite e dê uma olhada também em nosso conteúdo com truques de como deixar o banheiro limpinho. Afinal, é bom cuidar desse ambiente tão importante da casa, não acha?
Até a próxima!