Você sabia que o nosso número 2 pode trazer algumas informações importantes sobre a nossa saúde? É isso mesmo que você leu, a cor das nossas fezes pode indicar alguns sinais de problemas e mudanças que precisam ser feitas na rotina.
Mas essa alteração nos tons do n.º 2 nem sempre é algo sério, muitas vezes, é somente por conta da alimentação. A ingestão de alimentos vermelhos, por exemplo, é capaz de deixar as fezes mais escuras.
Preparamos um conteúdo completo explicando as principais causas das fezes escuras, o que deve te preocupar e o que não é nada de mais. Continue a leitura e confira!
1. Alimentação rica em alimentos vermelhos ou pretos
Alimentos avermelhados ou pretos também mudam a cor do nosso número 2, sendo capazes de deixar as fezes escuras e, até mesmo, pretas. Alguns deles que podem fazer isso são:
- Beterraba;
- Gelatina;
- Chocolate;
- Mirtilos;
- Ameixas.
Se você ingeriu algum desses alimentos e viu a alteração na cor do n.º 2, não há necessidade de preocupação, pois a coloração normal deve voltar em até 2 dias.
2. Alto consumo de remédios para dor
Tomar muitos medicamentos para dor também é uma das principais causas de mudanças na cor das fezes. Eles irritam as paredes do intestino e causam sangramentos, deixando o seu número 2 com manchas vermelhas.
Por isso, é possível que o n.º 2 de cor preta seja por conta do sangue presente nele. Nesse caso, procure um médico e interrompa o uso dos medicamentos.
3. Dieta rica em ferro
Ao ingerir muitos alimentos ricos em ferro, os níveis da substância aumentam no organismo. Isso faz com que o intestino não consiga absorver todo o mineral e acabe eliminando ele nas fezes, o que deixa elas mais escuras.
Mas, ao contrário das fezes escuras por conta de sangramentos, essas não apresentam um mau odor muito forte. Para a cor voltar ao normal, basta evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em ferro.
E para te ajudar a regular o intestino, que tal conhecer algumas dicas práticas para a sua rotina? Temos um conteúdo imperdível em nosso blog para você dar uma olhada!
4. Varizes esofágicas
A dilatação dos vasos sanguíneos causa o problema, isso resulta em vômito com sangue e sangramentos presentes nas fezes, o que altera a cor delas.
Geralmente, isso acontece por mudanças no fígado e alguns outros sintomas como tontura, palidez e dificuldade na respiração podem aparecer.
Em casos de sangramento intenso e perda de consciência, é indicado chamar um SAMU. Para quem já teve o diagnóstico do problema, o médico costuma recomendar alguns medicamentos. Nas situações mais sérias, pode haver, até mesmo, a necessidade de cirurgia.
5. Úlceras no estômago
As úlceras são feridas formadas no estômago e que podem causar sintomas como enjoo, dor, vômitos e sangramentos, e são justamente eles que deixam o n.º 2 mais escuro.
Além disso, você pode perceber um cheiro muito mais forte e diferente do que está acostumado. Por isso, se sentir esses sintomas, é recomendado ir até um médico.
6. Alto consumo de bebidas alcoólicas
Consumir muita bebida alcoólica também é uma das causas das fezes escuras e o motivo é o mesmo do problema causado por remédios. A bebida irrita as paredes do seu intestino e leva a sangramentos, escurecendo o seu n.º 2 e podendo levar a outros problemas, como a diarreia.
Por isso, tome cuidado ao ingerir cervejas, vinhos e outros itens com álcool em grandes quantidades.
7. Câncer no estômago ou intestino
O câncer de estômago, esôfago ou no intestino também é um dos causadores de fezes escuras, por conta da sensibilidade presente nessas regiões e que facilmente leva a sangramentos. E como vimos por aqui, o sangramento interno é o principal causador dessa mudança na cor do número 2.
Nesse tipo de situação, o ideal é continuar seguindo com o tratamento recomendado pelo médico para essas doenças.
É normal fezes escuras no bebê?
Para os pais e mães de primeira viagem, as fezes escuras do bebê podem parecer algo preocupante. Mas não é preciso se preocupar, isso é bem comum no período pós-parto e elas se chamam mecônio.
Ele é uma substância de coloração escura que o feto produz durante a sua gestação e depois é expelido nas suas primeiras horas de vida. Até o sexto dia é normal que as fezes dele sejam escuras por conta disso.
Quando devo ir ao médico por conta das fezes escuras?
Como é possível perceber, existem casos em que as fezes escuras podem ser algo totalmente normal, porém, em algumas situações elas podem indicar um problema grave.
Sempre que você suspeitar que a causa da mudança na coloração do n.º 2 for um sangramento, vá até um médico. Existem também alguns outros sintomas para se atentar como:
- Vômitos;
- Náuseas;
- Perda de peso;
- Cheiro fétido;
- Mudança no apetite;
- Sangue vermelho vivo presente nas fezes.
Agora que você sabe quais são as principais causas do número 2 mais escuro do que o normal, fica mais fácil se atentar aos sinais que o seu corpo dá sobre a sua saúde, não é?
Para evitar problemas como esses, nada melhor do que ingerir frutas boas para o seu intestino e que vão ajudar a deixá-lo regulado! Confira uma lista com as melhores opções aqui em nosso blog.