Depois do desafio de desfraldar as crianças, outro obstáculo relacionado ao nº2 é a dificuldade de ir ao banheiro frequentemente. Você sofre com a ida ao banheiro dos pequenos na sua casa? É um problema constante? Se sua respostar for ‘sim’, pode indicar que a criança está sofrendo com a prisão de ventre ou o famoso “intestino infantil preguiçoso”.
Os primeiros sintomas da prisão de ventre podem ser incômodos no abdômen e inchaço, dificuldade para a evacuação, sensação de estar sempre “estufado” e até mau-humor. Alguns fatores para esse desequilibro pode ser alimentação, pouca ingestão de água (hidratação do organismo) e/ou principalmente a ausência da prática de exercícios físicos, hábitos que são altamente recomendados na rotina da criança.
O intestino preguiçoso se não cuidado, pode evoluir com a má alimentação, o abuso de alimentos com alta dose de açúcar, farinha branca e aqueles que são pobres em fibras, o que resulta na dificuldade e no processo da evacuação.
Dicas na alimentação!
- Procure por um bom funcionamento: adicionar frutas na refeição dos pequenos. Algumas que são benéficas para o intestino: laranja, abacaxi, mamão e manga.
- Sucos naturais é uma ótima opção também, principalmente com a casca e bagaço das frutas, pois contém uma quantidade de fibra significante para “soltar” o intestino.
- Adapte os principais alimentos para os integrais, eles são mais saudáveis, não passam pelo processo de refinamento preservando vitaminas, minerais e fibras, ajudando no funcionamento do organismo: esses alimentos integrais são os que contém grãos e cereais.
- Ajude a criança a criar o hábito de beber água durante o dia, pois além de ser importante para manter todo o organismo equilibrado, ajuda no combate contra a prisão de ventre.
Estimule a criança a fazer esportes e brincar todos os dias!
Brincar e praticar esporte desempenham papel importante na saúde da criança. Toda atividade que gera a movimentação do corpo o organismo reconhece e equilibra o funcionamento dos órgãos, assim, combatendo a prisão de ventre.
Qualquer atividade é benéfica para o bom funcionamento do organismo, sendo algumas opções frequentemente estimuladas pelas mamães e papais desde cedo são:
- Natação: é um esporte completo, que ajuda tanto na movimentação do corpo, o que estimula a prática de um exercício físico, como também no sistema respiratório.
- Futebol, vôlei, basquete e outros esportes com bola: ótimos esportes que além de estimular a movimentação intensa do corpo ainda ajuda a trabalhar a coordenação motora. Ao praticá-las, é impossível manter o corpo parado e são as preferidas da maioria das crianças.
- Balé e outras danças: são ótimas atividades físicas, pois estimula o corpo inteiro, fazendo com que o organismo reaja melhor em relação a flora intestinal.
- Judô e outras artes marciais:
E é claro, incentivar sempre a criança a correr e brincar. Abaixo listamos alguns jogos e brincadeiras para você e seu filho(a).
– Mímica
– Carrinho de mão
– Morto-Vivo
– Estátua
– Jogo do sério
– Casinha
– Batata quente
– Passa anel
– Esconde-esconde
– Pega-pega
– Caça ao tesouro