Adotar a prática de consumo consciente é uma tarefa muito saudável tanto para nós como para o planeta, que vem sofrendo cada vez mais com os altos índices de produção excessiva e sem fiscalização ambiental, poluição liberada na atmosfera e dejetos descartados em locais incorretos.
Todos os dias, fazemos o uso de várias coisas: água, energia, luz, alimentos, roupas, utensílios, etc. O consumo consciente serve para nos orientar sobre como podemos aproveitar esses recursos de forma a reduzir os seus impactos.
Nesta pauta, vamos listar algumas dicas práticas para te ajudar a adotar essa modalidade de consumo. Acompanhe!
1. Evite comprar no impulso
Quando nos deparamos com algo do qual queremos muito, o ímpeto de comprar esse determinado item o quanto antes é muito forte, não é?
Mas a grande questão que o consumo sustentável propõe é uma reflexão antes da compra: esse item é realmente necessário e trará uma real utilidade para mim?
Ao passar esse filtro, você passará a ver que muitas das coisas que consumimos são resultado de impulsividade e falta de planejamento.
Além de pensar na necessidade do item do qual estamos adquirindo também é importante pensar sobre as embalagens que ele possui, uma vez que poderá trazer ainda mais lixo para o planeta.
Na hora de fazer mercado, por exemplo, convém muito mais fazer compras semanais com o cardápio da semana definido com o que você realmente irá consumir, do que realizar uma compra mensal com exageros e itens que, muitas vezes, acabam nem sendo consumidos e passando a data de validade.
2. Opte por embalagens recicláveis e em tamanho menor
Existem muitos produtos consumidos de forma muito rápida e sua embalagem é descartada quase imediatamente após o uso – o que faz com que um número maior de lixos sejam descartados.
A melhor forma de contornar isso é optando por produtos que ofereçam embalagens menores e adequadas à quantidade que o produto usado oferece.
Outra opção são as embalagens econômicas que oferecem produtos em maiores quantidades em uma só embalagem, ou seja, reduz o número de embalagens maiores.
Além disso, outro fator que possui grande influência na quantidade de lixo descartado, é o uso de sacolas ecológicas (ecobags) ou caixas de papelão para carregar as compras do mercado até sua casa.
Leia também: Hábitos saudáveis: 5 dicas para você começar a praticar
3. Utilize meios de transporte não poluentes
Para ir ao trabalho ou em passeios esporádicos, os carros oferecem muita comodidade e praticidade em nossa rotina.
No entanto, nem tudo são flores e problemas como congestionamento, manutenções no veículo e gastos com combustível são muito recorrentes.
Mas a questão vai ainda além do que você imagina, uma vez que em um simples passeio despretensioso está exalando diversos poluentes no planeta.
Para resolver isso, você pode usar outros meios de transporte, como bicicleta, ônibus, caronas ou mesmo ir a pé, ao menos de vez em quando. Você ainda traz benefícios a seu corpo e sua saúde.
Outra opção são as chamadas caronas solidárias, compartilhadas por pessoas que possuem a mesma rota de trabalho. Experimente conferir os sites e aplicativos que oferecem esse serviço!
4. Separe o lixo para reciclagem
Separar o lixo é outra atividade que contribui muito com sua prática de consumo consciente, uma vez que está relacionado com o ciclo sofrido por tudo o que consumimos.
No geral, produzimos dois tipos de lixos: o reciclável e o orgânico. O reciclável é composto por materiais como plástico, papel, vidro, metais e outros.
Esses materiais precisam ser separados dos demais e, principalmente, de restos de alimentos, que compõem o lixo orgânico.
Se você ainda não tem o costume de separar o lixo reciclável dos demais, é importante começar o quanto antes para cuidar do planeta e garantir que seu consumo (e descarte) seja consciente.
5. Doe itens que podem ser reaproveitados
Vai jogar fora um móvel ou objeto que não lhe serve mais, mas que pode ser útil a outra pessoa? Que tal fazer uma doação? Outra pessoa pode se beneficiar desse objeto por muito tempo e o desperdício de materiais e a quantidade de lixo é reduzida.
Caso você não tenha certeza de quem tem interesse no que você tem a oferecer, use aplicativos e grupos online para fazer seu anúncio. Temos certeza que não irá demorar até que apareça alguém interessado.
Sem dúvidas são muitos itens que não utilizamos em casa que podem ser doados, como livros, roupas, móveis e afins.
Com essa atitude, você pode poupar alguém que esteja precisando de seu item de comprá-lo, investindo no consumo consciente alheio também.
Leia também: 6 hábitos de higiene para melhorar a sua qualidade de vida
6. Plante sua própria horta
Além de contar com uma alimentação livre de agrotóxicos e outros produtos que prejudicam sua saúde, plantar sua própria horta é uma tarefa extremamente terapêutica e proveitosa.
Alface, couve, batata, brócolis e tomates são apenas alguns dos exemplos que podem ser plantados em sua casa. É importante apenas se lembrar de que é preciso escolher um local que conte com incidência direta de sol direto ao menos em algumas horas do dia.
Além disso, sua própria horta é uma ótima forma de aplicar o consumo consciente, uma vez que o consumo de verduras, legumes e vegetais em mercados gera um uso extremamente elevado e desnecessário de plásticos usados apenas para transporte.
Todos esses passos podem parecer pequenos, mas quanto mais pessoas segui-los por uma grande quantidade de tempo, a diferença para o meio ambiente será notória.
O que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado destas informações e que adote essas dicas como um estilo de vida para fazer a diferença no planeta em que vivemos!
Aproveite sua leitura para conferir também nosso post sobre casas sustentáveis e ver nosso guia completo sobre o tema.