Cores que acalmam: 7 tons que transmitem tranquilidade

Seja em um ambiente de trabalho, na rua ou até mesmo em casa, manter a calma é a melhor maneira de tomar as melhores decisões diante de situações complicadas. E isso não é nada fácil!

Mas você sabia que se sentir tranquilo não é uma tarefa que precisa depender exclusivamente de você? O ambiente em que está também pode interferir em suas emoções, seja positiva ou negativamente.

Neste post, trouxemos uma lista com 7 tons que transmitem tranquilidade para que você consiga ter mais paz em seus espaços, dentro de casa ou mesmo na rua. Confira!

1. Azul Turquesa

O azul, em todas as suas nuances, é uma cor que passa paz por ser a cor do oceano – remetendo à calmaria da praia. O azul turquesa é uma ótima opção para o quarto, pois ajuda as pessoas que sofrem de insônia a dormirem mais rápido.

Na decoração, há como usar essa cor em almofadas, cortinas, roupas de cama, abajur e afins. Além disso, essa cor pode ser combinada com o branco para resultar em uma sensação de limpeza e frescor para o ambiente.

2. Bege Cru

O bege é uma cor muito presente em espaços com uma temática mais clássica. Por ser básica e neutra, a tonalidade agrega muita leveza aos ambientes deixando o espaço com uma sensação de calmaria e relaxamento.

Além disso, é uma cor que passa simplicidade e elegância ao mesmo tempo, então é possível unir o útil ao agradável com o bege e deixar seu espaço aconchegante e com sensação de calmaria por meio da cromoterapia.

3. Branco

O branco é tom neutro que, classicamente, é reconhecido como símbolo de paz e pureza. É ideal para quem deseja deixar o ambiente sem nuances marcantes.

Ele vai bem com qualquer outra cor de sua preferência, podendo inclusive atuar em conjunto com as outras cores que trouxemos aqui, caso você queira explorar ou criar uma paleta efetivamente calmante para seus espaços.

4. Cinza

Ainda trabalhando os tons neutros, o cinza pode ser uma ótima aposta para caso você queira compor um ambiente mais calmo, mas que não absorva tanta luz como o branco.

Há nuances de cinza que lembram vagamente o azul, o que contribui ainda mais para a capacidade de calmaria desse tom.

O cinza também é uma cor muito flexível que se adapta a praticamente qualquer cômodo de sua casa, deixando todo o espaço com a tão procurada sensação de calmaria.

Leia também: O que é aromaterapia? Aprenda tudo sobre a técnica natural

5. Lilás

O lilás é uma cor que, além de conter propriedades calmantes, é uma ótima auxiliar em relação ao intelecto e a criatividade, o que a torna ideal para escritórios, home office e espaços de estudos.

Esse tom consegue transformar energias positivas em energias negativas, segundo a cromoterapia. Isso porque é considerado uma cor purificadora.

6. Rosa Claro

O rosa claro é uma cor que, tipicamente, representa o amor, a gentileza, a doçura e a leveza. Por isso, é muito bem-vindo dentro de espaços internos.

Com o rosa, todos esses traços são agregados a seu espaço, trazendo a paz interior de todos que convivem ali.

Essa cor consegue dividir muito bem a cena com as outras cores com propriedades calmantes que trouxemos aqui, então caso você não queira deixar o ambiente bem estimulante pode combiná-la com o lilás, cinza, branco e outras nuances semelhantes.

7. Verde Menta

Se você está em busca de uma cor refrescante que transmite muita paz, sem dúvidas, o verde menta é uma das melhores opções.

Por ser uma cor que remete à natureza, traz consigo uma serenidade que, rapidamente, deixa qualquer pessoa dentro do ambiente mais calma e relaxada.

O verde também é uma ótima aposta para combinar com outras nuances, justamente pelo fato que sua tonalidade é bastante variável – basta você escolher sua favorita!

Leia também: O poder do sorriso – 6 razões para sorrir todos os dias

Todas as tonalidades que trouxemos aqui, além de acalmarem, remetem a outros sentimentos e sensações positivas que, de certa forma, estão conectados.

Como são várias as possibilidades, ao uni-las, além de alcançar um ambiente mais calmo e revigorante, você também proporciona um espaço mais personalizado e composto de acordo com suas preferências.

Praticamente todas as tonalidades que trouxemos aqui se casam entre si, o que faz com que você tenha um espaço muito bem decorado em relação a sua paleta de cores.

O que você achou das nossas sugestões de cores? Esperamos que tenha gostado e que as aplique em seus ambientes para contar com a cromoterapia em seu processo diário de calmaria e relaxamento, mesmo diante de situações de angústia ou estresse.

Aproveite sua leitura para conferir nosso post sobre banho para ansiedade para aliviar os sintomas usando plantas em sua limpeza pessoal. Agradecemos por ter lido e esperamos você novamente aqui no blog acompanhando nossos outros conteúdos.

Até a próxima!

Deixe um comentário