O que a cor das fezes diz sobre nossa saúde?

pessoa sentado em um vaso sanitário em um banheiro

Você sabia que a cor das fezes pode dar alguns sinais importantes sobre a nossa saúde? Analisar a coloração do número 2 é um jeito fácil e rápido de identificar problemas, agilizando o processo de diagnóstico e ajudando no tratamento precoce de doenças.

A cor normal deve ser um marrom acastanhado, mantendo um formato de “salsicha” e uma consistência sólida, mas não muito dura. Com isso, não é preciso fazer força para evacuar as fezes, evitando dores, sangramentos e mucos.

Quer saber o que a cor das fezes pode dizer sobre a sua saúde? Então, continue a leitura e confira o nosso guia completo explicando o que cada tom significa!

1. Fezes verdes

As fezes que apresentam uma coloração esverdeada, geralmente, aparecem quando o intestino está funcionando rápido demais. Nesses casos, os sais biliares que são excretados não têm tempo suficiente para serem digeridos, deixando o n.º 2 verde.

Normalmente, isso acontece por conta de muito estresse, diarreia bacteriana ou síndrome do intestino irritado. Outro cenário que pode trazer fezes esverdeadas é o alto consumo de vegetais verdes-escuros. Se o seu for esse último caso, verifique se a cor se mantém por mais de 3 dias. Caso isso aconteça, vá até um médico.

uma pilha de folhas de espinafre com uma colher de pau

2. Fezes escuras ou pretas

Fezes escuras, geralmente, são acompanhadas de um cheiro muito mais forte do que o comum e podem significar algum sangramento interno presente no sistema digestivo. Por conta disso, é possível observar sangue no número 2 também. Porém, existem alguns casos mais simples e que não são tão graves, como em situações de suplementação de ferro ou alta ingestão de alimentos avermelhados.

De qualquer forma, se você identificar uma coloração escura no seu n.º 2 e ele vir acompanhado de sangramento, febre, cansaço ou vômito, consulte um médico com urgência.

3. Fezes claras ou esbranquiçadas

Essas fezes costumam aparecer quando o sistema digestivo não dá conta de digerir a gordura consumida, o que pode significar problemas no fígado ou até mesmo na vesícula biliar.

Por isso, é fundamental ficar atento a esse tipo de coloração nas suas fezes, pois pode ser um problema mais grave. O ideal é buscar um gastroenterologista e fazer os exames solicitados para ter um diagnóstico preciso do seu caso.

uma mulher deitada em cima de uma cama ao lado de travesseiros

Veja também: 5 principais tipos de diarreia, as causas e o que fazer

4. Fezes avermelhadas

Em muitos casos, fezes avermelhadas significam que há presença de sangue no número 2. Assim, é possível que você esteja com algum sangramento interno no sistema digestivo e, nesse caso, ele pode estar na região final do intestino.

Por isso, esse tipo de cocô pode significar uma hemorroida, inflamação, infecção, doença de Crohn, colite ulcerativa e, em casos mais graves, câncer. Se você identificar muito sangue nas fezes, procure um médico com urgência.

5. Fezes amarelas

Da mesma forma que as fezes claras significam dificuldades na digestão de gordura, um cocô amarelado também pode mostrar que o seu corpo está enfrentando esse problema. Ele costuma estar relacionado com a falta de capacidade de absorção do intestino, infecções intestinais e até mesmo a falta de enzimas produzidas no pâncreas.

um homem segurando um rolo de papel higiênico

Qual cor das fezes é a ideal?

As fezes ideais devem ter uma coloração marrom acastanhada, por conta da estercobilina, um pigmento que se forma a partir da digestão da bile.

Além disso, ele deve ter uma textura sólida, mas não muito dura. O seu formato deve ser alongado e a consistência macia suficiente para não causar dor na hora de evacuar.

Aqui em nosso blog, você encontra também um conteúdo completo com todos os tipos de fezes existentes e o que cada uma diz sobre a sua saúde. Venha dar uma olhada!

Quando devo me preocupar com a cor das fezes?

A cor do cocô deve ser uma preocupação constante! É muito importante monitorar no dia a dia as mudanças ou uniformidades na cor das fezes. Elas ajudarão a indicar possíveis problemas de saúde que podem ser desde infecções leves até casos sérios, como a doença de Crohn ou o câncer.

Lembre-se também de prestar atenção à consistência. Isso ajuda a entender se o fluxo do intestino está bem regulado ou não. Em geral, vale a regra: cocô duro demais — em bolinhas — significa constipação e falta de fibras na alimentação. Fezes aquosas — moles — é sinal de diarreia.

Além de ficar de olho na coloração e consistência do seu cocô, procure manter uma alimentação saudável. Isso vai evitar a imunidade baixa e prevenir doenças.

uma mulher comendo uma tigela de cereal com uma colher

Seja qual for a cor das suas fezes, é muito importante ficar atento às mudanças que ocorrem em nosso corpo, afinal, é ele dizendo que algo não está certo. Aproveite e veja como regular o seu intestino, garantindo uma boa saúde intestinal e um cocô mais saudável!

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

Assista ao vídeo

uma mulher segurando um lençol branco com as palavras freebands, seguindo seu ritmo
Botão para subir página

Cadastre seu e-mail
e fique por dentro
das novidades

Cadastre seu e-mail
e fique por dentro
das novidades