Como não ter mau hálito? 9 truques para curar e evitar

Está cansado de sofrer com mau hálito e não sabe como evitá-lo? Fique tranquilo! Existem boas práticas que podem te ajudar a se livrar desse odor de maneira prática e fácil. Até os casos mais constrangedores possuem uma solução, mais simples do que você possa imaginar.

Quer saber como não ter mau halito? Continue rolando a página e confira 9 dicas para incluir no seu dia a dia!

1. A base de tudo: higienização bucal

Na maioria dos casos de mau halito, o que causa o odor é o acumulo de bactérias presente na arcada dentaria. Nesse caso, a melhor forma para evitá-lo é, sim, a higienização bucal!

Para uma boa limpeza dos dentes é muito importante seguir alguns passos básicos:

  • Escovar os dentes — pelo menos — três vezes ao dia;
  • Usar fio dental todos os dias;
  • Utilizar um spray bucal próprio para mau hálito, para potencializar a limpeza.

Viu só? São apenas três passos básicos que você precisa realizar diariamente para ajudar a acabar com o mau halito. Bem simples, não acha?

2. Limpe a língua

A saburra bucal é outra grande causadora do mau hálito. Ela normalmente acontece pela falta de cuidados com a língua, durante a higienização bucal. É muito importante realizar a raspagem da língua constantemente para evitar que ela fique esbranquecida — que é quando ela começa a causar o odor.

Esse processo, consegue diminuir o odor por um pequeno período de tempo, mas quando realizado com frequência pode te livrar de grandes constrangimentos.

3. Visite seu dentista frequentemente

Todos os processos ditos a cima são muito importantes para manter a sua saúde bucal em dia. Mas, caso o seu problema com halito esteja muito agravado, é muito importante a avaliação de um profissional.

Visitar um dentista periodicamente é muito importante para realizar limpezas mais profundas que uma escovação dental comum não consegue resolver. Essas visitas devem ocorrer ao menos duas vezes ao ano, para quem não passa por nenhum tipo de tratamento odontológico.

Lembre-se! Cuidar de sua boca é uma das várias maneiras de cuidar de si mesma! Pratique o autocuidado!

4. Mantenha o seu corpo hidratado

Muitos se enganam pensando que para não ter mau halito é preciso cuidar apenas da região bucal.

Nosso corpo é um organismo vivo e todas as partes precisam estar em boa forma para evitar quaisquer problemas. Por isso, beber água é tão importante para a saúde quanto para acabar com o mau hálito.

Um corpo hidratado estimula a produção de salivas, neutralizando o PH da boca e a protegendo das bactérias causadoras do mau cheiro. O que os profissionais da saúde recomendam é a ingestão diária de ao menos 2 litros de água por um ser humano. Essa é uma quantidade mínima, você está livre para passar essa meta.

5. Mantenha uma alimentação saudável

Outra forma de como não ter mau halito é tendo uma alimentação saudável, que mantenha a ordem de seu organismo. Do mesmo jeito que existem alimentos causadores do odor dentro da boca — como alho e cebola — existem outros que podem cortar esse mau cheiro:

  • Maçã;
  • Cenoura;
  • Pepino;
  • Hortelã;
  • Gengibre.

Todos esses produtos podem servir, em emergências, como ajudantes na limpeza dental e substituir uma escovação por curto prazo. Quer conhecer outras frutas para incluir em sua alimentação e evitar o famoso “bafo”? Veja aqui em nosso blog, 12 excelentes frutas para o intestino.

6. Tenha uma rotina de alimentação

Quando ficamos muito tempo sem nos alimentar, nosso esôfago começa a liberar um suco gástrico para a boca que pode gerar um mau halito inesperado. Para evitar que isso ocorra, é muito importante que uma rotina de alimentação seja mantida e que você ingira um alimento a cada três horas do dia.

Além de ajudar a se livrar de uma possível halitose, isso fará com que seu metabolismo funcione mais rápido e te dê energia!

7. Evite o tabaco

O hábito de fumar constantemente, além de prejudicar na saúde dos pulmões e poder resultar em câncer, também é um dos fatores que causam mau halito.

Isso por que, o tabaco diminui a produção de saliva — uma das principais combatentes do mau halito. Sem contar o próprio cheiro que ele deixa na boca, piorando o odor.

8. Higienize a sua dentadura ou prótese

Para você que possui uma dentadura ou prótese dentária, a higienização bucal precisa ocorrer da mesma forma que comentamos logo acima. Muitas pessoas que já não possuem mais dentes naturais, esquecem da importância de cuidá-los corretamente.

Quando deixados de lados, essas implantações podem potencializar o mau halito e também causar doenças na gengiva como a gengivite.

9. Dica extra! — Como acabar com mau halito matinal

Acorda logo cedo com mau halito e não sabe como resolver? Não tem segredos! O mau halito matinal ocorre pela quantidade de tempo que um corpo fica sem ingerir alimento. Ele é causado naturalmente e, para resolvê-lo, basta realizar a higienização bucal corretamente logo quando você acorda.

Essas dicas são apenas cuidados básicos que precisamos ter com a nossa saúde bucal. A junção de todas elas, é a melhor forma de não ter mau halito!

Quer se aprofundar mais sobre esse conteúdo? Conheça o que pode estar causando o seu mau halito e saiba como se prevenir contra esse odor.

COMPARTILHE:

Assista ao vídeo

Cadastre seu e-mail
e fique por dentro
das novidades

Cadastre seu e-mail
e fique por dentro
das novidades