O intestino preso é familiar para várias pessoas, muitas delas, inclusive, só conseguem usar o próprio banheiro. É preciso entender que o cocô não é algo constrangedor e que precisa ser feito em sigilo. Esse movimento natural do corpo não é vergonhoso e acontece com todo mundo.
Segurar as fezes pode causar desconfortos e dores na região abdominal, além disso, a constipação pode trazer consequências sérias para o corpo. Então, que tal desconstruir esse tabu? Pensando nisso, separamos nove dicas de como fazer o número 2 de forma prática e fácil. É para você aprender a soltar o intestino independentemente de onde esteja e sem vergonha. Continue a leitura e confira!
1. Analise o banheiro antes de usar
Imagine que, na pressa ou na necessidade urgente de usar o banheiro, você se esqueça de verificar se por ali há papel higiênico ou se a descarga está funcionando, por exemplo. Situações como essa acabam desencadeando um medo ou até mesmo uma fobia de fazer o número 2 fora de casa.
Para evitar situações imprevisíveis e desfavoráveis, é importante verificar se o ambiente está em ordem e adequado para você usar com conforto e sem vergonha. Dessa forma, faça um teste com a descarga e confira se há papel suficiente no rolinho. É normal que vez ou outra você se esqueça de conferir, mas, com o tempo, irá adotar o hábito e suas idas ao banheiro serão bem mais tranquilas.
Outra dica para estar sempre preparado é levar dentro de uma bolsa um rolo de papel higiênico ou lenços umedecidos.
2. Use desodorizadores para controlar o mau cheiro
Um impasse muito comum que impede as pessoas de fazer o número 2 fora de casa é o mau cheiro que o acompanha. Deixar o banheiro com esse odor reconhecível deixa quem precisa evacuar totalmente constrangido após o uso. Felizmente, esse problema pode ser facilmente resolvido com o uso de desodorizadores que, além de bloquearem qualquer mau cheiro, mantêm o ambiente com um aroma agradável para quem for usar o cômodo em seguida.
Falando nisso, que tal conhecer o que são os aromatizadores de banheiro? Confira oito essências para evitar o mau cheiro!
3. Deixe o banheiro preparado para outras pessoas
Outro passo que vai te ajudar a perder a vergonha de fazer o número 2 em espaços públicos é o estado em que você deixa o banheiro depois de fazer as necessidades, especialmente quando há alguém esperando para usá-lo logo após. Para evitar constrangimentos com o sucessor do trono, garanta que o papel higiênico usado foi jogado dentro do lixinho, nada de sujeira caída ao chão.
Confira também se o cocô foi mesmo levado pelo escoamento. Não tenha receio das pessoas ouvirem uma segunda descarga, caso ela seja necessária. Isso é mil vezes melhor que deixar uma surpresa indesejada! A propósito, já falamos por aqui sobre o que deve ser feito quando o cocô não quer descer.
Caso você não tenha um desodorizante para usar antes de fazer o número 2, despeje um pouco de desinfetante para deixar o banheiro mais agradável.
4. Entenda que fazer o número 2 é natural
É importante aprender, de vez, que fazer cocô é uma ação que deve ser encarada sem vergonha e constrangimento. Para isso, um bom primeiro passo a ser tomado é a normalização da prática dentro de você. Pense de onde esse medo de evacuar fora de casa pode ter surgido.
Como mencionamos, é sempre importante que você se lembre que o número 2 é uma prática natural e que todas as pessoas fazem. Na verdade, o problema mesmo seria se não fizéssemos, não é? Portanto, ao fazer cocô em um banheiro longe de casa, pense que você não está fazendo nada que ninguém nunca tenha feito por ali.
Também é importante lembrar que você precisa respeitar seu corpo. Ficar segurando não é nada saudável e pode gerar problemas de curto e longo prazo, como prisão de ventre, hemorroidas, hérnias e incontinência.
Atenda aos chamados de seu corpo sempre que você sentir necessidade! Em casos persistentes de medo e ansiedade no ato de liberar as fezes, a melhor solução é a busca por um profissional especializado em saúde mental que poderá ajudá-lo a entender as causas e as soluções.
5. Mantenha a postura correta
Você sabia que existe uma postura correta na hora de fazer o número 2? Apesar de ser bastante comum as pessoas sentarem no vaso sanitário com os pés no chão, essa prática não é a ideal e pode trazer diversas consequências negativas. Isso acontece porque a musculatura do assoalho pélvico fica contraída e o reto angula, assim, há uma maior dificuldade na defecação.
Para resolver esse problema, basta colocar um apoio nos pés, já que, assim, como as pernas ficam mais elevadas, há uma melhor inclinação, deixando tudo alinhado e, consequentemente, relaxado. Dessa forma, fazer o número dois será muito mais tranquilo e sem esforço.
Você sabe o que a cor do cocô diz sobre a sua saúde? Confira!
6. Atente-se à alimentação
A alimentação é uma das principais responsáveis pela evacuação sem sofrimento. Uma dieta rica em fibras e outras comidas saudáveis é a chave para evitar aquele desconforto na hora de fazer o número 2. Dessa forma, deixe os superprocessados de lado e aposte em uma rotina repleta de opções, como frutas, legumes e verduras naturais, grãos, leguminosas e carnes magras.
É importante entender também que cada organismo é diferente e o seu pode ter mais dificuldades de fazer a digestão de certos alimentos, portanto, é preciso se atentar a isso e entender o seu próprio corpo.
Você também pode se interessar: Alimentos bons para o intestino: sinal verde, corre!
7. Beba bastante água
Outra dica muito importante para garantir que haja uma melhor evacuação é beber bastante água. Com o organismo bem hidratado, os movimentos do intestino acabam se intensificando e o bolo de fezes desliza mais fácil. Sendo assim, não é preciso forçar para fazer o número dois, evitando uma série de consequências negativas.
Além disso, a ingestão de água faz com que o cocô fique mais pastoso, sem aquele aspecto ressecado e duro e, dessa forma, você não sente dor ou fica constipado.
8. Faça exercícios
Os exercícios são essenciais para estimular a contração natural do intestino. Com as atividades certas, é possível fortalecer a musculatura da região e, assim, “acelerar” o trânsito intestinal. Além disso, com essa prática, as dores e desconfortos na hora de fazer o número dois diminuem.
Os principais exercícios que auxiliam nessa tarefa são:
- Corrida;
- Yoga;
- Alongamento;
- Pular corda;
- Natação.
9. Vá quando sentir vontade
Segurar a vontade de fazer cocô não é nada benéfica. Além de impedir o fluxo natural do organismo, ainda gera uma série de consequências posteriores, como fezes duras e ressecadas e dor ao evacuar. Portanto, evite esse tipo de situação constantemente e deixe para adiar a ida ao banheiro somente quando for extremamente necessário.
Com essas dicas, vai ser possível ter mais conforto e menos aperto ao usar o banheiro, que é uma atividade frequente e diária. Não sinta vergonha, esse é um movimento natural do nosso organismo e deve ser respeitado. Se continuar tendo muita dificuldade, é importante procurar um profissional da saúde e garantir que esse momento seja o mais tranquilo possível.
Para continuar por dentro do assunto, aprenda a como regular o intestino com 12 conselhos práticos e evite que a ida ao banheiro se torne um verdadeiro pesadelo! Estamos te esperando lá.