Como cuidar da pele do rosto? 5 Dicas para a sua rotina

5 dicas de cuidados diários para pele do rosto

Você já perceber que a pele do rosto passa muito tempo exposta a agentes externos? Pois a verdade é que poluentes e raios ultravioletas UV e UVA afetam essa região mais do que qualquer parte do corpo! Por isso, a instrução de como cuidar da pele no rosto é um assunto tão abordado.

Isso, aliado ao fato de que a face tende a ser mais sensível que o restante do corpo, faz com que uma boa rotina de cuidados específicos e constantes com a pele do rosto seja indispensável para a sua saúde e beleza.

Com isso em mente, nós, do Blog da FreeBrands, viemos simplificar esse hábito saudável tão essencial para o seu dia a dia com algumas dicas definitivas baseadas em recomendações profissionais e seguras. Confira!

1. A higienização não pode faltar

O primeiro cuidado do dia sempre deve ser a limpeza do rosto. Essa higienização serve tanto para eliminar os resquícios de maquiagem e produtos noturnos que a pele não absorveu quanto para remover as células mortas que inevitavelmente se acumulam ao dormir. Ela também precisa ser feita no fim do dia, quando há óleos naturais e poluentes em nossa face.

Mas não é qualquer sabão que pode ser usado não! Apenas produtos de limpeza específicos para a pele são considerados boas ferramentas nessa etapa, pois eles correspondem ao pH e à sensibilidade do rosto. Esses produtos existem numa variedade extensa de formulações: há aqueles bons para peles oleosas, mistas, secas, acneicas, ressecadas e outras.

Cada um deles têm ativos e substâncias adequadas às necessidades específicas de cada tipo de pele, então usar o produto de limpeza correto ajuda a mantê-la o mais equilibrada possível durante todo dia. Para saber o seu tipo exato de pele, as melhores marcas e produtos e até mesmo a frequência com a qual você deve lavar o rosto, visitar um dermatologista é a melhor saída.

Até porque essas questões variam muito de organismo para organismo: há pessoas cujo tipo de pele requer uma limpeza com sabão e outra com apenas água por dia, enquanto há aquelas que se beneficiam de 3 limpezas diárias com sabão. Logo, para dominar de verdade esse e outros hábitos de higiene e ver sua pele brilhar, não deixe de consultar um profissional!

2. Tire a maquiagem antes de dormir

Sempre! A maquiagem é feita para ser usada temporariamente por um motivo, então deixá-la no rosto durante as 7-8 horas de sono é muito danoso para a saúde da pele. Os produtos não absorvidos pela pele, então acabam só obstruindo os poros, impedindo a respiração da epiderme e até prejudicando a renovação celular noturna.

Ao dormir uma noite sem retirar a maquiagem, nem sempre acordamos no dia seguinte com várias espinhas. A ação negativa dessa prática não necessariamente é instantânea, então, por mais que não pareça grave, busque ao máximo fazer o processo todos os dias e evitar o desenvolvimento desse hábito.

E como tirar a maquiagem? Bom, há várias formas, entre elas os demaquilantes bifásicos, lenços demaquilantes, cleansing oils, água micelar e outros. Todas são válidas e a escolha de qual você vai usar depende do seu tipo de pele e da força/intensidade da maquiagem que você usa – além, claro, das recomendações de seu dermatologista.

Por exemplo, maquiagens completas e bem pesadas não conseguem ser 100% eliminadas com os lenços demaquilantes, então pode ser melhor optar por um demaquilante bifásico que tem óleos que conseguem “quebrar” todos os produtos usados.

Ah, e busque sempre por produtos que vão te proporcionar um consumo consciente, visto que muitos deles são descartáveis e de uso único.

3. Não subestime o poder da alimentação e do sono

Esse ponto pode parecer batido, mas carrega tanta importância que sempre é bom reforçar. A beleza deve sempre vir de dentro: seja da nossa autoestima, seja dos próprios nutrientes – até porque, convenhamos, nem o creme hidratante mais caro é capaz de manter a pele bonita num organismo desidratado.

Por isso, uma dica essencial para cuidar do seu rosto é caprichar numa alimentação balanceada. Invista em pratos coloridos e diversificados com fontes de vitaminas, minerais e aminoácidos. Esses nutrientes são necessários para a produção de diversas proteínas incluindo o tão famoso colágeno, responsável pela elasticidade, viscosidade e boa aparência em toda a pele.

Além disso, a hidratação não pode ficar de lado. Beber água faz parte desse conjunto de práticas que curam o nosso corpo de dentro para fora, então mande ver nos 2,5L diários. Dormir bem é o outro ponto que queremos reforçar: os prejuízos de uma noite mal dormida são vistos a olho nu no nosso rosto, com a presença das olheiras e/ou as pálpebras inchadas.

Mas essa prática vai bem mais além desses sintomas passageiros: dormir menos do que o recomendado ou em horários irregulares faz com que as células cutâneas envelheçam mais rápido! Não dá para estabelecer um padrão de sono que seja ideal para todos os organismos do mundo, então escute o seu corpo e respeite as suas necessidades se quiser uma pele bonita.

4. Use protetor solar todos os dias

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), protetor solar precisa ser usado por todos em todas as estações, e não só na praia e no verão como grande parte da população acredita. O Fator de Proteção Solar (FPS) indicado pelo órgão é de no mínimo 30, mas é preciso consultar um dermatologista para ver se esse valor corresponde as suas necessidades específicas.
Outra recomendação é que o protetor solar deve proteger contra todo tipo de emissão solar prejudicial, tanto a UVA (responsável pelo envelhecimento precoce da pele e pode causar câncer) quanto a UVB (responsável por possíveis queimaduras, câncer de pele e alergias). Ah, e dentro de casa o uso também é necessário!
As luzes das telas do computador, celular e outros dispositivos digitais também são bem prejudiciais à saúde da pele do rosto, então o protetor solar deve fazer parte da sua rotina de cuidados diários com a pele, independente da programação diária.

5. Esfoliações periódicas são valiosas

Por fim, separamos uma dica que não deve ser exercida diariamente, e sim periodicamente. A esfoliação da pele é uma prática que ajuda a remover (de forma química ou física) a camada de células mortas da parte superficial do rosto, além de desobstruir os poros e controlar problemas com espinhas e cravos.

A prática pode ser feita por meio de esfoliadores físicos feitos com partículas pequenas de açúcar, por exemplo, ou químicos, feitos com substâncias seguras, como os Alfa-hidroxiácidos (AHA). Ambos, preferencialmente, devem ser feitos por um profissional especializado, pois, em excesso, podem criar micro fissuras no rosto e prejudicar a sua aparência.

E aí, curtiu as nossas dicas? Vamos finalizar este post com mais uma super especial: faça todos esses passos de cuidados com a pele durante um dos banhos aromáticos que recomendamos nesse conteúdo! Ao final, você terá se rejuvenescido tanto por fora quanto por dentro.

COMPARTILHE:

Assista ao vídeo

Cadastre seu e-mail
e fique por dentro
das novidades

Cadastre seu e-mail
e fique por dentro
das novidades