Sabe aquela dor “chata” na barriga que parece que nunca passa? Muito provavelmente ela pode se tratar de uma cólica intestinal — apostamos que você nem imaginava que essa era a causa das suas dores. Ela pode vir acompanhada também de outros sintomas, como gases, barriga inchada, desconforto no abdômen, sangue nas fezes e, até mesmo, febre.
Ao contrário do que acontece quando estamos com algum tipo de diarreia, a cólica, muitas vezes, não é acompanhada da vontade de correr para o banheiro e fazer o número 2. Por isso, é importante estar atento aos sinais e consultar um médico para investigar a causa das dores de forma profunda.
Para te ajudar a saber o que fazer nesses momentos difíceis, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto para te mostrar o que é uma cólica intestinal e, ainda, dar dicas de como tratá-la. Continue a leitura e confira!
O que é uma cólica intestinal?
Uma cólica intestinal é uma dor que costuma aparecer em toda a região do abdômen ou ser mais direcionada para a área embaixo da barriga. A sua intensidade fica entre leve e moderada, mas que pode trazer um grande incômodo, já que é constante.
Nos casos em que ela é motivada por uma intoxicação alimentar, prisão de ventre ou gases, não é comum apresentar outros sintomas. Mas se ela for acompanhada de algum dos sintomas abaixo, é recomendado ir ao médico:
- Febre;
- Vômitos;
- Sangue nas fezes;
- Perda de peso;
- Náusea;
- Dores abdominais muito fortes;
- Dor no peito.
Quais são as causas mais comuns da cólica intestinal?
Existem diversos motivos pelos quais você pode ter uma cólica intestinal, como gastroenterite, infecções, apendicite, dentre outros. O consumo de alimentos que geram muitos gases também é uma das maiores causas, por isso, fique atento na hora de comer repolho, feijão e outros alimentos como esses.
Por fim, talvez a principal causa da cólica intestinal seja a intolerância alimentar. Sabe quando comemos algo e sentimos que aquilo não caiu muito bem em nosso estômago? É nesses momentos que a cólica intestinal costuma dar às caras e aparecer como uma leve dor abdominal.
O que fazer para aliviar a cólica intestinal?
Se você está sofrendo com uma cólica intestinal nesse exato momento ou quer se prevenir futuramente, vamos dar algumas dicas do que fazer para aliviar essa dor e incômodo com praticidade, retomando o bom funcionamento do intestino. Confira a seguir o que ajuda a aliviar e, até mesmo, reduzir a ocorrência das cólicas intestinais:
1. Massagens abdominais
Nossa primeira dica é fazer uma leve massagem abdominal. Para começar, basta espalhar creme corporal por toda a sua barriga e fazer movimentos circulares profundos no lado inferior esquerdo do abdômen, tudo no sentido horário. Siga com essa massagem até sentir a região ficar menos dura.
Depois, faça o mesmo movimento, mas na parte inferior direita, superior direita e esquerda até deixá-las menos endurecidas. Por fim, massageie todo o abdômen com gestos amplos e circulares para relaxar a região.
2. Evite alimentos que ajudem a provocar mais cólicas
Existem alguns alimentos que podem atrapalhar no tratamento do problema e causar ainda mais cólicas intestinais — o que ninguém aqui deseja, não é? Por isso, se você costuma colocar essas comidas na sua dieta, é importante evitá-las quando estiver com dores abdominais. Confira a seguir algumas das opções a serem evitadas:
- Sucos;
- Frituras;
- Café;
- Leite;
- Alimentos ricos em fibras;
- Saladas.
Tente evitar comidas gordurosas e cheias de fritura, como carne de porco, margarina, manteiga e outros. Eles podem causar diarreias e ajudar na formação de gases, duas coisas que podem levar você a ter cólicas.
3. Coma alimentos que aliviem as dores das cólicas
Ao contrário do tópico anterior, trouxemos aqui algumas opções de alimentos bons para o intestino, que podem ajudar a aliviar as dores das cólicas intestinais e deixar você livre desse incômodo. Confira quais são eles:
- Caldo de carne magra;
- Torradas;
- Banana-maçã;
- Arroz.
4. Uso de medicamentos antiespasmódicos
Os medicamentos antiespasmódicos atuam contra as contrações dolorosas e involuntárias, chamadas de espasmos, que os músculos do intestino, abdômen e órgãos reprodutores podem ter. Por conta disso, eles também servem para o tratamento da cólica intestinal, principalmente quando aliados a uma dieta adequada.
5. Tome um chá de camomila ou hortelã-pimenta
A ingestão de alguns tipos de chá pode ser uma ótima opção para aliviar as dores e os incômodos na região abdominal, além de serem saborosos e auxiliarem no relaxamento. Essas bebidas são muito eficientes para eliminar os gases e, assim, diminuir as dores na barriga.
E agora que você sabe o que é uma cólica intestinal, suas causas e como aliviar as dores, vai ser mais fácil ficar longe desse problema, não é? Apesar de ser uma dor incômoda, ela é simples de ser tratada e, na maioria das vezes, não é nada grave.
Aproveite para conferir também quando é que o seu intestino pode estar inflamado e os sintomas que esse problema traz para a sua rotina. Você confere esse e muitos outros conteúdos importantes para a sua saúde intestinal aqui em nosso blog!