6 coisas para fazer no tédio: descubra novos hobbies

uma geladeira com freezer ao lado de uma parede azul

Você sabia que os momentos em que não há nada para fazer podem ser gatilhos para as emoções negativas?

Pois é, segundo o estudo publicado pela Psychophysiology, o tédio ativa uma região do nosso cérebro que está relacionada a sentimentos como ansiedade e mudanças bruscas de humor.

Apesar da reação variar entre as pessoas, a procura por coisas para fazer no tédio é quase uma resposta automática para a maioria de nós!

Em um mundo que nos intimida a estar em constante produção e movimento, lidar com o tédio é uma tarefa urgente e, por certas vezes, frustrante.

Para resolver isso, trouxemos um conteúdo completo que vai te ajudar a ocupar os momentos tediosos com atividades saudáveis para o corpo e a mente. Confira!

O que fazer quando não se tem nada para fazer?

Listamos 6 dicas práticas e fáceis de fazer no tédio e que você precisa conhecer já! Selecionamos criteriosamente atividades com alto potencial para trazer harmonia para o seu lar enquanto você se diverte com a própria companhia.

Para ter essa experiência, você pode:

1) Recriar um prato culinário que você sempre quis experimentar

Sabe aquele post que passou pelo feed da sua rede social favorita e que ensinava a fazer uma receita deliciosa? Aproveite esse tempo livre e teste suas habilidades na cozinha.

Além de desestressar, você aprende algo novo e garante uma refeição especial para o seu dia.

E se a comida ficar com um gosto duvidoso ou aparência um pouco estranha, bem… ninguém saberá além de você!

uma mulher parada em uma cozinha segurando uma espátula cantando

2) Aprender sobre um assunto novo

Essa pode ser a oportunidade perfeita para ampliar seu conhecimento sobre o mundo!

Vale a leitura de um livro que está há tempos na sua lista de próximos afazeres, assistir a um documentário ou uma série de TV com tema histórico para aprender mais sobre a cultura de outros países ou da sua terra natal.

O importante é tentar aprender temáticas que geralmente não estão relacionadas com o seu cotidiano. Assim, você descobre novos interesses de forma leve e sem comprometimento!

Quando realizamos atividades sem pressão, conseguimos absorver melhor o conteúdo e expandir nossa visão sobre as coisas comuns do dia a dia. Vale a pena!

3) Organizar a casa

Você não leu errado! A nossa terceira dica envolve faxina e limpeza sim, mas temos um bom motivo para isso!

Colocar os objetos no lugar correto, deixando o lar mais aconchegante, e criar uma ordem no espaço de convívio é uma atividade que estimula a produção de serotonina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Ao mandar a bagunça embora, você abre espaço para mais inspiração e se sente até mais criativa, sabia?

Além disso, o nível de ansiedade e estresse tendem a diminuir, transformando aquele tédio em algo produtivo e que renova o seu estado de espírito!

uma mulher sentada em uma cama segurando uma caixa de roupas dobradas

4) Praticar meditação

Engatando no assunto equilíbrio emocional, a meditação não poderia ficar fora da nossa lista de coisas para fazer no tédio! O relaxamento proporcionado por essa prática te ajuda a se conectar mais consigo mesma.

Se não souber por onde começar, há diversos aplicativos gratuitos que te guiam durante a meditação e ajudam a manter o foco durante o exercício.

Aproveite a experiência de sentir a energia do seu corpo e faça alongamentos após a meditação. Sinta a força dos seus músculos e se concentre na própria respiração.

Para quem tem dificuldade em manter uma rotina de treinos mais intensos, essa pode ser uma ótima dica para começar o dia se exercitando com calma e cumprindo a meta de criar hábitos mais saudáveis!

5) Crie um diário de memórias

O tédio geralmente está associado a momentos de ansiedade, em que um turbilhão de pensamentos diferentes tomam conta da nossa mente sem chegar a um fim.

Lembra quando mencionamos sobre o poder que a limpeza tem em criar ordem e canalizar nossas energias? O diário de memórias é a faxina mental que você está precisando!

Coloque no papel todos os pensamentos e sentimentos que estão te atrapalhando e aborrecendo durante o tédio.

Aproveite para revisitar os álbuns de fotografia, relembrar momentos felizes e analisar como você se comportou quando teve que lidar com os mesmos sentimentos que estão aflorados agora.

6) Encontrar espaço na casa para as plantas

Não é novidade para ninguém que as plantas dão um charme especial à decoração. Porém, a nossa sugestão vai além da estética.

O trabalho manual tem grande ação terapêutica, principalmente aquele em que estimula o contato com a mãe natureza. Aproveite para colocar a mão na terra!

Separe um lugar especial em sua casa para fazer um jardim ou uma horta. Verifique qual planta é a mais indicada para cada cômodo da casa.

De modo geral, é interessante investir nos ambientes internos aquelas cuja preferência é por lugares com baixa luminosidade, como as samambaias e as zamioculcas.

Caso você ainda esteja reticente à plantas, lembre-se de que elas são ótimas aliadas para limpar o ar do ambiente, deixá-lo mais fresco e também ajudam na economia de energia!

um homem segurando um vaso de planta na parede

Por que sentimos tédio?

Quando passa a ser tornar algo corriqueiro, é importante fazer uma autoanálise e listar possíveis motivos que te levam a esse estado de espírito.

Antes de buscar intensamente por milhões de coisas para fazer no tédio, respire um pouco e entenda esse seu momento. Aproveite que está sozinha e veja se você se identifica com uma das 5 causas mais comuns para a sensação de tédio:

  • Procrastinação excessiva: quando adiamos ou interrompemos constantemente uma tarefa que precisa ser feita. Uma maneira de evitar isso é se concentrar nas pequenas atividades primeiro para depois pensar no resultado final;
  • Falta de energia: ações monótonas levam ao cansaço e à sensação de esgotamento, sendo o cenário perfeito para o tédio se instalar! Busque fazer intervalos para recuperar o foco e agitar a mente;
  • Compromissos cancelados: geram aquele tempo livre que você não esperava ter. Para evitar o tédio, adiante algumas demandas do dia e tenha a satisfação de terminar suas obrigações mais cedo!
  • Situações que dependem de terceiros: a espera pela ação do outro também pode ser considerada uma causa do tédio e o sentimento de não ser produtiva. Para fugir desse aborrecimento, leve sempre consigo um livro ou baixe um podcast no celular para escutar enquanto você está na fila do banco, por exemplo;
  • Falta de motivação: o ciclo infinito da inércia leva a dificuldade de sentir estímulo para fazer algo no tédio. Para quebrar esse vício, liste metas e descreva como fazer cada uma delas. Desse modo você encontra propósito para sair desse estado letárgico.

Há vantagens em não ter nada para fazer no tédio?

A resposta é um grande sim! Pode soar um pouco estranho mas quando não encontramos nenhuma atividade para ocupar o tempo livre, o tédio passa a se apresentar como uma oportunidade perfeita para ser mais produtiva!

O que parece ser contraditório ganha um novo sentido quando enxergamos no tédio um tempo de recuperação para nossa mente. Saiba mais:

1) Condição ideal para avaliar sua vida

Ao sair da rotina de trabalho constante, o tédio pode ser algo positivo para te ajudar a analisar com calma os diversos aspectos da sua vida.

Identificar o que está te incomodando é um primeiro passo para mudar hábitos ruins e que temos a mania de postergar!

2) Hora de rever valores e crenças pessoais

Estar sozinha e sem nada para fazer contribui para um ambiente mais silencioso e contemplativo.

Olhe para esse momento que dizemos ser tedioso e aproveite para encontrar novos significados na sua rotina e relembrar o propósito que te move todos os dias!

3) Melhor momento para soltar a imaginação

Quem nunca sonhou acordado enquanto se perdia no tédio? Esse movimento de deixar a imaginação livre é o incentivo que você precisa para ter novas ideias, traçar metas de vida e criar diferentes possibilidades de futuro para você!

Não há regras para lidar com o tédio, o que importa é encontrar um equilíbrio que funcione para a sua mente.

Coloque em prática as dicas que trouxemos hoje e perceba como é possível não sentir culpa ao fazer coisas no tédio que te relaxam e que trazem mais energia para a sua vida.

Curtiu o conteúdo? Continue a aprender sobre hábitos saudáveis com o blog da Free Brands! Indicamos o post “De olho na saúde: Intestino Preso“. Boa leitura!

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

Assista ao vídeo

uma mulher segurando um lençol branco com as palavras freebands, seguindo seu ritmo
Botão para subir página

Cadastre seu e-mail
e fique por dentro
das novidades

Cadastre seu e-mail
e fique por dentro
das novidades