Banho para ansiedade – Saiba o que é e quais plantas usar

Como preparar banho para ansiedade

Quando foi a última vez que você tirou um tempo para reestabelecer o seu bem-estar físico ou mental? No meio da correria do dia a dia, sabemos que frequentemente os essenciais momentos de autocuidado podem ser esquecidos ou até banalizados.

Mas isso está longe de ser ideal, até porque existem várias formas de se cuidar que são adaptáveis, acessíveis e incrivelmente fáceis de inserir na rotina para aliviar o estresse acumulado.

Neste post, nós, do Blog da FreeBrands, vamos te apresentar um desses métodos: os banhos relaxantes para aliviar a ansiedade! Conheça e veja o quanto esse hábito saudável pode ser prático e valioso para você:

O que é um banho para ansiedade

Um banho para ansiedade nada mais é do que um processo de banho tradicional, só que com o acréscimo de plantas ou ervas fitoterápicas (que têm propriedades medicinais).

Essa tendência faz muito sentido, pois tomar banhos sempre foi algo que representou muito mais que somente a limpeza corporal: ao final de um dia cansativo, parece que a água leva embora parte do nosso estresse, não é mesmo?

Ao combinar esse potencial com a ação de algumas plantas específicas, o que nasce é um banho com o potencial de acalmar os nervos e controlar a ansiedade.

E o melhor de tudo: isso é uma das formas mais seguras, agradáveis e acessíveis de aliviar os sintomas comumente associados com a ansiedade como palpitações, tremores, náuseas, angústias, boca seca, entre outros.

Há diversas formas de preparar um banho para ansiedade: você pode colocar as ervas escolhidas num saquinho de gaze e amarrar perto do vapor do chuveiro, preparar um chá e misturá-lo na banheira ou posicionar as plantas diretamente sobre a água.

A temperatura da água pode ser fria ou quente: o banho frio ativa os receptores da pele e envia sinais ao cérebro para diminuir o estresse, enquanto os banhos quentes ajudam a relaxar os músculos e promover uma sensação de acolhimento.

O importante é ter em mente os benefícios e cuidados exigidos por cada substâncias e escolher somente as que foram devidamente estudadas pela aromaterapia. Depois, permita que o banho de ansiedade lave as suas preocupações!

5 Plantas calmantes para banhos de ansiedade

1. Lavanda

A lavanda é uma das plantas mais utilizadas nas práticas da aromaterapia. Devido ao alto potencial no combate da ansiedade e o estresse que têm, os seus óleos essenciais são usados há séculos para fabricar perfumes, cosméticos, chás e aromatizadores.

Ah, e a lavanda também ajuda a amenizar a insônia e otimizar o processo digestivo! Há alguns estudos que indicam que um de seus óleos (o álcool perílico) pode chegar até a ser usado no tratamento de câncer, mas ainda são primitivos demais para afirmar.

Se quiser conhecer as suas aplicações, temos um post só sobre para que serve a lavanda e quando usá-la.

Para preparar um banho com a planta, você deve macerar uma quantidade de 2 xícaras de chá de flores de lavanda secas e misturar o composto com 1,5 litro de água – basicamente, preparar um chá! Depois, adicione o líquido na banheira ou derrame-o sobre você ao final do banho.

2. Camomila

A camomila é uma planta com mais de 12 substâncias químicas ativas em suas flores e folhas. Elas são capazes de controlar o estresse, aliviar desconfortos estomacais do intestino preso e, por ter uma ação sedativa, acalmar os sintomas da ansiedade.

O modo de preparo é semelhante ao anterior: basta combinar 1 litro de água com 4 colheres de sopa de flores de camomila secas, só que dessa vez deve-se ferver a mistura e deixá-la infusa por cerca de 10 a 15 minutos, para garantir que seus óleos essenciais sejam liberados.

Com esse banho, o cheiro calmante se espalha e torna a casa aconchegante por completo!

3. Alecrim

Os óleos essenciais do alecrim incentivam a produção dos neurotransmissores que garantem o nosso bem-estar, proporcionando um efeito calmante que é excelente para aliviar a ansiedade.

Para utilizar essa erva completa em benefícios para a saúde e de cheiro relaxante e agradável, você pode amarrar um maço ou galho pequeno do alecrim e pendurar perto do vapor do chuveiro.

4. Hortelã

Apesar de ser mais conhecida na prática de fazer chás, a hortelã pode ser comprada em forma de óleo essencial (aí é só acrescentar algumas gotas na banheira) ou in natura mesmo, caso você prefira fazer a infusão tradicional de chá com as folhas e depois usá-la no banho para ansiedade.

O seu perfume é relaxante e é capaz de auxiliar no tratamento de dores intestinais, problemas digestivos e congestionamentos nasais, além de deixar o banheiro sempre cheiroso.

Outro benefício incrível é que, por ter mentol e mentona, os músculos lisos do corpo ficam relaxados, aliviando dores.

5. Eucalipto

A nossa última sugestão de plantas ideais para o banho contra a ansiedade é o eucalipto. Ele não tem uma ação direta no relaxamento da ansiedade, mas é capaz de oxigenar o organismo e, com isso, ativar a concentração e melhorar o desempenho mental no geral. Para quem sofre de sintomas como agitação e inquietação, o eucalipto é excelente.

Além disso, é muito utilizado para tratar afecções respiratórias e aliviar sintomas gripais (tosse, coriza, congestionamento nasal e etc.) e também como decoração!

O eucalipto cresce rapidamente e se beneficia muito de ambiente úmidos, então é uma das melhores espécies de plantas para colocar no banheiro.

Prontinho! Agora que você sabe como preparar banhos calmantes para a ansiedade, só resta uma coisa: garantir a higiene do cômodo.

Ninguém pode negar que os momentos de autocuidado são muito mais satisfatórios se feitos em uma casa limpinha e cheirosa, né? Para isso, você pode contar com bloqueador de odores sanitários da FreeCô – compre e elimine maus cheiros!

COMPARTILHE:

Assista ao vídeo

Cadastre seu e-mail
e fique por dentro
das novidades

Cadastre seu e-mail
e fique por dentro
das novidades