Talvez você já tenha passado pela situação de precisar usar o banheiro de um estabelecimento, mesmo que fosse para lavar as mãos, e encontrado um local sujo e sem estrutura? Esse tipo de situação é mais comum do que se imagina e em muitos casos pode até acabar afastando a clientela. Mas como os banheiros comerciais podem ser mais atrativos?
Um banheiro comercial é o toalete de uma loja, restaurante, escritório, escola e também de um supermercado ou shopping. Mas para que eles possam atender as necessidades dos clientes e dos funcionários, é necessário cumprir algumas regras e elas são muito mais do que apenas uma pia e um vaso sanitário.
Requisitos para um banheiro comercial
Esse tipo de banheiro, como tem um fluxo de uso muito maior que o de uma residência, precisa cumprir alguns requisitos criados pela NR24 (Norma Regulamentadora 24) e também pelo Decreto 57.776 da Lotação de Edificação, criada em 2017.
Todo banheiro comercial, de uso coletivo, deve ter pelo menos 1 par de sanitário para cada 20 pessoas, em caso de estabelecimentos de pequeno e médio porte e também escolas e creches, bares, padarias, lanchonetes e restaurantes.No caso de locais com fluxo de 50 pessoas, como escritórios, consultórios e clínicas, serviços públicos administrativos, teatros, museus, cinemas e templos, o mínimo é um par de sanitários. Já para os supermercados e shoppings, devem ser disponibilizados um par de sanitário a cada 75 pessoas.
É considerado um par, pois os banheiros masculinos e femininos devem ser separados, por questões de privacidade, então é sempre contabilizado um sanitário para cada um. E no caso dos banheiros masculinos, além do sanitário, eles também devem fornecer mictório.
Para evitar filas em locais com muito fluxo, o mais indicado é ter um banheiro amplo com cabines separadas, assim mais pessoas podem fazer o uso simultâneo, sem ter que ficar esperando desocupar e sem atrapalhar a privacidade.
Mas além da questão estrutural, a localização também faz toda a diferença. De acordo com a NR24, em ambientes empresariais, os banheiros devem ficar localizados em uma distância de no máximo 150m do posto de trabalhodos funcionários.
Já no caso de shopping centers, que são muito grandes, os banheiros precisam ter um fácil acesso e também identificação clara. A pior coisa é estar apertado para fazer xixi e ter ficar rodando e rodando por não conseguir encontrar o banheiro.
Detalhes que fazem toda a diferença em um banheiro comercial
Além da quantidade adequada de vasos sanitários femininos e masculinos de acordo com o volume de funcionários e clientes e também a localização, os banheiros comerciais também precisam de outros recursos, que fazem toda a diferença.
Iluminação
Uma boa iluminação faz toda a diferença! Além de dar destaque para o ambiente, ela também deixa o banheiro muito mais agradável. Por mais limpo que esteja, um toalete escuro, com luz amarelada, passa um ar de desleixo e falta de cuidado.
Já uma luz branca, do tipo fluorescente, é o total oposto, passando um ar de ambiente limpo e muito bem cuidado. A iluminação natural, de janelas, também ajuda bastante e permite que o ambiente fique mais arejado.
As luminárias do tipo plafon são as mais indicadas, mas dependendo do estilo da decoração e também do estabelecimento, também é possível usar pendentes.
Louças
Tanto as cubas, quanto os vasos sanitários precisam ser fabricados em material resistente, para não colocar a segurança dos usuários em risco. Caso alguma delas apresente rachaduras ao longo do uso, o ideal é que elas sejam trocadas imediatamente.
A porcelana é a matéria prima desse tipo de louça e quando trincada, as chances de quebrar são muito maiores. Por sinal, esse material é altamente cortante e pode causar ferimentos graves.
As torneiras automáticas, acionadas por sensores, são a melhor opção para banheiros comerciais, já que só funcionam quando são ativadas, ajudam a economizar água. E as cubas mais indicadas são aquelas mais altas, para evitar que respingue água no chão. Um chão molhado, suja com mais facilidade e também passa um ar de desleixo.
Decoração
O bege e o branco são as cores mais indicadas para esses banheiros, já que deixam o ambiente muito mais amplo e espaçoso. Essas cores podem aparecer no piso, revestimentos e também nas louças.
As flores são muito bem-vindas para compor a decoração, para passar não só um ar de aconchego, como também elegância e sofisticação. Elas podem aparecer em vasos em cima da pia, suspensas e também em prateleiras na parede.
E não precisa usar flores de plástico, não! Algumas flores naturais se adaptam muito bem ao ambiente e não necessitam de tantos cuidados. Inclusive temos um post aqui no blog com dicas das melhores espécies para decorar o banheiro.
Espelhos também são indispensáveis, principalmente em banheiros femininos, já que as mulheres adoram aproveitar o momento para retocar a maquiagem e dar uma conferida no look. Além do tradicional espelho de bancada, os de corpo inteiro também fazem a diferença. Ganchos e suportes para pendurar bolsas também podem ser uma boa aposta.
Privacidade e higiene
Esse tipo de banheiro também precisa estar de acordo com a NR24 e atender os requisitos de higiene e privacidade. Mas o que isso quer dizer? Os banheiros precisam ser separados por sexo, masculino e femino e também contar com cabines individuais com trancas nas portas.
As trancas garantem a privacidade e ainda evitam que alguém empurre a porta, quando o sanitário estiver em uso. Falando em privacidade, temos aqui no blog um post com algumas regras para uso de banheiro coletivo e que podem ajudar a evitar constrangimentos.
Já no quesito higiene, além de ser limpo frequentemente, o banheiro também precisa fornecer aos usuários as condições necessárias de uso, como papel higiênico e lixeira dentro de cada cabine, dispenser com sabonete líquido e papel toalha e/ou secador elétrico de mãos. As toalhas de uso coletivo, também conhecidas como toalhas de lavabo, não devem ser usadas nesse tipo de banheiro justamente para evitar uma maior proliferação de bactérias.
Por conta do fluxo de pessoas, por mais que o banheiro seja limpo mais de uma vez no mesmo dia, algumas vezes é inevitável o cheiro forte de coco, o que é normal. Para evitar esse tipo de problema e também para oferecer algo a mais aos usuários, disponibilizar um bloqueador de cheiro como o FreeCô em casa cabine será ótimo.
Diferente dos desodorizadores, que só perfumam o ambiente, os bloqueadores acabam com todo e qualquer cheiro no banheiro, fazendo com que ele esteja sempre agradável e pronto para uso.
Com essas dicas, o banheiro da sua empresa ou seu estabelecimento comercial tem tudo para ser perfeito e agradar aos clientes e funcionários.
Aproveite também para ler o nosso conteúdo com dicas de 4 tipos de aromas para que o banheiro esteja sempre cheiroso.
Até o próximo post!
3 comentários em “Banheiros comerciais: dicas para deixá-los incríveis!”
Ótimas opções de decoração. Gostei.
Sou a Cíntia Morais, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
very nice blog
af62fod23441k83b