Os banheiros sem janelas podem representar diversos problemas, não é mesmo?
Afinal, as ventanas ajudam na iluminação do local, além de renovar o fluxo de ar que evita umidade e possibilita a dissipação de cheiros – fazer o número dois em um toalete sem ventilação pode ser um probleminha.
Para tentar resolver os problemas – ou pelo menos diminuí-los – a FreeBrands preparou 5 dicas que salvam banheiros que não possuem janelas. Leia e se prepare para dar “novos ares” ao local!
1. Utilize materiais resistentes
Se o seu banheiro não tem janelas, fuja do gesso. O material não tem resistência nenhuma quando mantido em contato prolongado com umidade, então tende a se decompor com o passar do tempo.
Já que tiramos uma opção, é necessário acrescentar outras, certo? Existem ótimas opções para o revestimento do local:
- Porcelanato: É a escolha perfeita para quem gosta de banheiros elegantes. Disponíveis em diversas cores e texturas, o material é durável e pouco escorregadio. Simplesmente a opção certa.
- Cerâmica: Assim como o porcelanato, a cerâmica é super versátil, visto que pode ser alocada tanto nos pisos quanto nas paredes. Apesar de ser escorregadia, a resistência do material vale a pena.
- Ladrilho Hidráulico: O famoso mosaico revestidor! Eles são um charme – e muito eficientes. Então, além de oferecer um visual old school para o seu banheiro, vão ser bem duráveis.
2. Invista em iluminação de qualidade
A iluminação deve ser a resposta para os banheiros sem janelas. Como o ambiente não recebe luz natural, é imprescindível instalar um bom sistema de luz.
Até porque os toaletes podem oferecer riscos no escuro, já que são escorregadios, têm espaço reduzido e diversos utensílios que podem causar danos em caso de quedas. Cair e bater nas cerâmicas, maçanetas, balcões ou ganchos é bem perigoso.
Dessa forma, vá além da clássica iluminação de teto, inclua pontos de luz próximos ao espelho, prateleiras e mais.
Você pode utilizar diversas luminárias, como arandelas, spots, luzes de LED e por aí vai. Pessoalmente, recomendamos intercalar fontes de luz diretas (para se maquiar, fazer skincare, etc.) e indiretas (para ter mais conforto visual no dia a dia).
3. Fique de olho na qualidade dos móveis
Sem janelas, a umidade pode ser um problemão para os móveis do banheiro. Apesar de serem resistentes, após anos de exposição, é normal que armários, balcões e prateleiras apresentem inchaços ou manchas.
Assim, uma opção válida é optar por produtos que realmente apresentam resistência à umidade, bem como o compensado naval ou até mesmo o MDF ultra.
Porém, se isso não for possível no seu orçamento, você tem outra saída: nichos e prateleiras – eles são estilosos, práticos para alocar os itens que fazem parte do banheiro e bem mais baratos para trocar que armários (caso estraguem).
4. As plantas são grandes aliadas
As plantas são essenciais para os toaletes que não possuem ventilação, pois auxiliam na filtragem do ar e na redução dos níveis de umidade do banheiro. Assim, a chance de desenvolvimento de mofo é consideravelmente reduzida.
Mas antes de colocar um cacto no cômodo, tenha calma – se não você vai arrasar a coitada da plantinha. A recomendação para instalar as plantas em banheiros é que elas sejam tropicais.
Esse tipo de flora sobrevive muito bem em temperaturas mais altas e em ambientes úmidos. Veja as melhores espécies:
- Babosa;
- Espada-de-São-Jorge;
- Peperômia;
- Bromélias;
- Samambaias.
Atente-se a um detalhe: não deixe as plantas encostadas nos móveis, pois elas podem transmitir umidade. Esse é o pretexto perfeito para adquirir ganchinhos, vasos ou outros tipos de suportes encantadores para o seu banheiro.
5. Aposte em ventilações alternativas
É isso mesmo! Os banheiros sem ventanas não são casos perdidos. É possível aprimorar o sistema de ventilação utilizando exaustores ou grades de ventilação. Veja como eles funcionam:
- Exaustores: O aparelho pode ser instalado tanto no teto quanto nas paredes – vai depender de onde está a instalação da rede elétrica do banheiro, pois ele precisa de energia para rodar a hélice responsável por jogar o ar que está dentro do banheiro para fora por meio de um duto;
- Grades de ventilação: O funcionamento é feito pelo modo de fabricação do utensílio. A grade é elaborada com vazões de ar que possibilitam a retirada pela parte de cima e uma nova corrente de ar pela entrada de baixo.
Ambas as opções são funcionais para aprimorar a ventilação do banheiro. Elas conseguem eliminar odores e reduzir os níveis de umidade!
E se você conhece a FreeBrands, sabe que somos referência em eliminar maus cheiros, não é mesmo? A nossa linha de produtos FreeCô é feita especialmente para desodorizar o cheiro de número 2!
Acesse o nosso site e aproveite as melhores essências para deixar a casa sempre perfumada!