Conhecido como “segundo cérebro”, o intestino é um órgão sensível do corpo humano, influenciando na proteção e funcionamento do organismo e do cérebro. Além de absorver os nutrientes que ingerimos, garante nosso bem-estar.
Além disso, uma flora intestinal saudável garante uma evacuação sem prisão de ventre. Por isso, selecionamos 9 dias para o bom funcionamento do intestino para praticar já. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo!
1. Diminuir o consumo de açúcar
O consumo excessivo de açúcar causa prisão de ventre, além de ser prejudicial à saúde. Segundo a reportagem da CNN Brasil, em 08 de abril de 2023, o açúcar pode causar a inflamação do corpo, estresse no coração e nos vasos sanguíneos, além de aumentar a pressão arterial.
Além disso, no intestino, esse ingrediente provoca fermentação excessiva, destruindo as bactérias que são benéficas ao nosso organismo. Aumentando a produção de parasitas intestinais, resultando em constipação intestinal.
2. Beber água
Ingerir 2 litros de água por dia auxilia na manutenção do nosso corpo, inclusive do intestino, evitando o ressecamento das fezes. Além disso, conforme a reportagem do Jornal O Globo, em 29 de junho de 2023, consumir água traz diversos benefícios ao nosso organismo como:
- Melhora a digestão;
- Absorve melhor os nutrientes;
- Hidrata nossas células e articulações;
- Desintoxica o corpo;
- Hidrata a pele;
- Previne doenças renais e mais.
3. Atividade física
Realizar atividade física é capaz de melhorar a flora intestinal e o processamento dos alimentos. Desde uma simples caminhada, andar de bicicleta, ioga, natação, entre outros. Escolha o exercício que mais gosta e pratique sempre. Ao exercitar o corpo, contraímos a musculatura intestinal, dessa forma, o órgão trabalha melhor.
Por esse motivo, os profissionais de saúde recomendam comer horas antes de realizar alguma atividade física para que seu corpo consiga digerir os alimentos antes e ter energia para a prática do exercício depois. Se você sofre com prisão de ventre, entenda o porquê de não fazer esforço excessivo para evacuar, pode ser benéfico.
4. Dormir bem
Para o bom funcionamento do intestino, dormir bem pode ser crucial. Noites de sono mal dormidas podem afetar as evacuações, causar má-digestão, gases, além de diversos outros sintomas nocivos à saúde. O devido descanso do corpo mantém o corpo saudável, além de combater infecções.
5. Comer alimentos ricos em fibras
Invista em hortaliças, verduras, leguminosas, cereais como farelo de aveia, entre outros. Esses alimentos ajudam a regular o intestino. Troque alimentos refinados por alimentos integrais que possuem maior quantidade de fibras e vitaminas.
Comer frutas com bagaço e o talos dos vegetais são benéficos ao intestino. São ricos em fibras e ainda auxiliam na eliminação das toxinas por meio do intestino. Conheça 12 frutas boas para o intestino para evitar a prisão de ventre.
6. Probióticos e prebióticos
Alimentos fermentados como iogurtes, leite, kimchee, kombucha e gengibre em conserva possuem microrganismos que auxiliam na digestão, regula a flora intestinal e mantém a microbiota intestinal saudável.
Além disso, fibras prebióticas como biomassa de banana-verde são alimentos não-digeríveis benéficos ao corpo humano. Estimulando a proliferação de bactérias boas.
7. Evite o uso de laxantes
Utilize laxantes apenas se forem descritos pelo médico. O uso desse medicamento pode prejudicar o funcionamento do intestino no longo prazo, gerando um ciclo vicioso. Além disso, entenda quais são os tipos de fezes e possíveis soluções para cada uma.
8. Alimentos que devem ser evitados
Evite alimentos ultraprocessados e industrializados, além de serem ricos em sódio, açúcar, gordura saturada e conservantes, não são fontes de fibras ideais para a saúde intestinal. Além disso, café, chá-preto e chocolate podem ter ação constipante e aumentam a produção de gases, por isso, consuma com moderação.
9. Controle o estresse e a ansiedade
Já reparou como a barriga dói quando estamos sob muito estresse ou ansiedade? Isso ocorre, pois essas vias ficam agitadas e causam desconforto abdominal, em casos mais graves, ainda podem causar febre e anemia. Busque alternativas para controlar a ansiedade e lidar melhor com o estresse, como a prática de exercícios, terapia, terapias alternativas, meditação, momentos de lazer e mais.
Causas da prisão de ventre
A prisão de ventre, também conhecida como constipação intestinal ou intestino preso, ocorre quando as fezes estão duras e precisamos fazer um esforço para evacuar. A prisão de ventre pode causar cólicas fortes, movimentos intensos do intestino, gases e mais.
Existem algumas causas que causam a prisão de ventre, a principal delas é a má alimentação, sem muitas fibras, falta de líquidos, alto consumo de carboidratos e proteínas, além de ultraprocessados. O sedentarismo e os fatores emocionais também influenciam. Não esqueça de procurar ajuda médica profissional caso os sintomas não diminuam.
Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também 5 sintomas de alergia à lactose que você precisa conhecer!